Lagoa Aberta

Lagoa de AlbufeiraÀ semelhança dos anos anteriores a Câmara Municipal de Sesimbra levou a cabo a abertura da Lagoa de Albufeira ao mar. Os trabalhos duraram vários dias e envolveram maquinaria pesada, com o objetivo de retirar as areias, que por ação do mar se foram depositando durante o inverno à entrada, na zona conhecida como “boca da lagoa”.

Esta operação realiza-se tradicionalmente em dias de marés vivas na época da Páscoa, e tem como objetivo assegurar a qualidade das águas e o equilíbrio do ecossistema lagunar, que compreende uma grande variedade de peixes, bivalves e aves.

Para além do valor ambiental a Lagoa de Albufeira tem vindo a assumir uma importância económica crescente devido ao desenvolvimento dos desportos náuticos, aquacultura, e atividades de turismo de natureza, particularmente a observação de aves na Lagoa Pequena.

 

Como o Notícias da Gandaia tem vindo a defender, a Lagoa de Albufeira faz parte do nosso território, ou seja, faz parte da “geografia” de um residente desta nossa Frente Atlântica do Concelho de Almada (FACA).

O percurso da Fonte da Telha até à Lagoa de Albufeira, seja pela praia, à beira mar, seja pela Arriba Fóssil, seja pela Mata dos medos, é um percurso de extraordinária beleza e riqueza ambiental e paisagística, disponível em muito poucos locais deste nosso planeta.

Tirem paretido deste bem, sem esquecer os cuidados fundamentais de preservação da natureza! PASSEIEM!!!

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest