A Coroa na Costa!

By  | 13 de Setembro, 2019 | 3 Comments | Filed under: Notícias
Casa Coroa1

A Casa da Coroa

A Casa da Coroa foi demolida há cerca de 20 anos. A sentença de morte foi ditada pelo IPPAR a 22 de abril de 1996 por solicitação da Câmara Municipal de Almada, baseada numa vistoria da Delegação Distrital do Serviço Nacional de Proteção Civil de Setúbal que apontava um possível acidente.

Já na altura esta decisão foi muito polémica, o que não era para menos, pois a Casa da Coroa havia sido considerada, dois anos antes, digna de conservação pelo mesmo IPPAR, que, sem sequer enviar qualquer técnico, permitiu a demolição solicitada pela Câmara.

Passaram-se 20 anos e a Coroa mantém-se armazenada em Olho de Boi, à guarda do Museu Naval, sem estar em exibição. Simplesmente armazenada e protegida o melhor que se pode.

Ora, passados estes 20 anos, é tempo de fazer regressar a Coroa à Costa da Caparica. Poderá haver alguma dúvida a este respeito?

Não sei se a Câmara poderá ter acesso ao terreno onde outrora estava a Casa da Coroa. Não sei se a Câmara tem dinheiro para construir um edifício nesse mesmo local, um edifício igual à Casa da Coroa.

Aceito que não seja um investimento viável, que não seja prioritário.

Mesmo considerando a completa penúria de equipamentos culturais na Costa da Caparica, a falta que faria ali uma biblioteca, um espaço museológico, assim de repente… Mas aceito que não seja a melhor solução, que não seja viável, que o terreno não esteja disponível… enfim, todas ou uma dessas razões, do costume.

O que é completamente INACEITÁVEL é que a Câmara não construa uma base digna, com a altura suficiente para que a Coroa não fique ao alcance dos vândalos que,infelizmente proliferam, com uma placa que conte a sua história. Uma base condigna, em betão ou noutro material resistente… não sendo especialista, quero crer que dois metros de largura por 4 ou 5 de altura seriam suficientes. De resto a Câmara tem técnicos competentes que poderão dar corpo a esta intenção.

Passados 20 anos, é completamente incompreensível que esse pequeno investimento não seja feito e se trate de colocar a Coroa no Largo da Coroa, local evidente, fronteiro ao local onde esteve desde o início.

A Gandaia não vai deixar de lutar por este objetivo. e em todas as suas edições irá voltar a este tema.

A Coroa tem de regressar à Costa da Caparica. É parte integrante da sua história e tem de constituir uma obrigação sentida pelos responsáveis da autarquia.

20 Anos já bastam!

3 Responses to A Coroa na Costa!

  1. Maria José Pimenta Ferro Tavares 15 de Fevereiro, 2019 at 9:23

    Concordo. Recordo a Casa da Coroa e a coroa real que lá se encontrava. Em vez de ter sido demolida, podia ter sido recuperada e ter dado lugar a um edifício útil à comunidade,como por exemplo uma biblioteca, como bem é dito.

    Parabéns Ricardo Salomão. Já não me encontro na Covilhã, mas o meu abraço de aplauso ao que tem feito e a Gandaia em prol da cultura na Caparica.

    Maria José Ferro Tavares

  2. Teresa 9 de Dezembro, 2016 at 11:41

    Bom dia,

    Gostava de participar nessa “luta”. Como posso ajudar?

    Obrigada
    Com os melhores cumprimentos
    Teresa Larsson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

  1. 18OctTeatro - "Omoleta à Moliére"
  2. 19OctJoão da Ilha
  3. 25OctFilipe Salgueiro
  4. 26OctFilipe Salgueiro
  5. 08NovJantar Anual da Gandaia
  6. 09NovCAPARICA JAZZ
  7. 15NovTeatro - "Volta a Portugal em Revista"
  8. 22NovDIVAS - Agora e Sempre
  9. 23NovTeatro Infantil
  10. 29NovFilipe Salgueiro
  11. 30NovFilipe Salgueiro
  12. 01DecFilipe Salgueiro
  13. 14DecConcerto Magano
  14. 21DecFesta Natal - Palhaços e Robertos

GANDAIA CLUBE


NOTÍCIAS NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL Introduza aqui o seu endereço eletrónico...

Pin It on Pinterest