A Coroa no Largo da Coroa!

By  | 5 de Novembro, 2016 | 2 Comments | Filed under: A Região, Locais de Interesse, Notícias

DSC_0008Como dissemos no nosso número anterior, esta iniciativa de trazer a Coroa de volta ao seu local é para levar a sério. Fizemos uma Petição endereçada ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almada, assine-a sem falta! (CLIQUE AQUI)

A Costa da Caparica tem a sua cultura, a sua identidade e o seu património, material e imaterial. Tudo isto é para levar a sério e, sobretudo, para ser respeitado.

Ora este respeito tem de começar pelos responsáveis. Tem de começar pelos que são eleitos para nos representar. Se esses são os primeiros a demonstrar que não respeitam estes princípios, estes valores, então está tudo estragado. Nada faz sentido.

Tenho a certeza que não é o caso. É essa a minha convicção.

Na minha vida pessoal, tantas e tantas vezes fico absorvido nos afazeres do dia a dia que esqueço coisas importantíssimas. Esqueço, por exemplo, de marcar uma consulta. O que há de mais importante do que a saúde?

É isto que eu acredito que aconteceu. A Casa da Coroa foi demolida por apresentar perigo de derrocada, perigo para os transeuntes que podiam, sem querer, ver-se envolvidos numa situação dramática.

Enfim, podemos discutir se foi a melhor solução, claro, mas há um racional nisto.DSC_0009

Passaram 20 anos e… esqueceram-se de “marcar a consulta”, que é como quem diz, a coroa ficou protegida no armazém e deixou de ser um daqueles problemas prementes que tinham de ser resolvidos com toda a urgência. E lá ficou.

Cabe-nos a nós, cidadãos da Costa da Caparica, recordar a Câmara de que a Coroa é uma coisa importante para nós, para a nossa terra, para a nossa identidade.

Além do mais, temos razões fundadas para afirmar que esta Pedra de Armas, a nossa coroa, tem muito mais valor do que se pensa. De resto, a Gandaia solicitou um artigo de um especialista neste domínio, o Prof. Doutor Nuno Oliveira, da Academia Lusitana de Heráldica, que em breve aqui publicaremos. Temos a certeza que a informação trazida por este especialista irá surpreender os nossos leitores e implicar uma nova visão desta peça escultórica e mesmo da Casa da Coroa…

A nossa proposta é que a Câmara construa uma base, suficiente alta para que não seja vandalizada e que tenha uma placa que explique a história dela. Claro que preferíamos que a Casa da Coroa fosse reconstruída. Porém, sabendo que o terreno é privado e que há tantas limitações orçamentais, a solução que propomos parece ser uma saída equilibrada e condigna.

A Câmara tem excelentes técnicos que podem fazer esta base com arte e saber, acrescentando valor à Costa da Caparica.

Junte-se a nós, assine a Petição, não demora dois minutos. Recorde a Câmara da importância da identidade da Costa da Caparica.

Na semana passada mostramos a Coroa como ela era. Esta, mostramos como ela está.

 

2 Responses to A Coroa no Largo da Coroa!

  1. Ana GONÇALVES 15 de Dezembro, 2018 at 15:35

    A Petição ainda está activa? Assinei-a e pelo facto parece-me que sim. Convinha publicar isto nos Grupos da Costa para recolher assinaturas.

    • Notícias da Gandaia 17 de Dezembro, 2018 at 16:05

      Tanto quanto sabemos, sim, está ativa. Obrigado pelo alvitre de publicar nos grupos da Costa. Já enviámos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

  1. 27SepLancamento do livro 'Contos e Encantos da Caparica"
  2. 05OctJoão da Ilha
  3. 11OctTeatro - "Quero ir prá Ilha "
  4. 12OctConcerto do Jair Mozart
  5. 25OctFilipe Salgueiro
  6. 26OctFilipe Salgueiro
  7. 27OctFilipe Salgueiro
  8. 09NovCAPARICA JAZZ
  9. 15NovTeatro - "Volta a Portugal em Revista"
  10. 23NovTeatro Infantil
  11. 29NovFilipe Salgueiro
  12. 30NovFilipe Salgueiro
  13. 01DecFilipe Salgueiro
  14. 14DecConcerto Magano

GANDAIA CLUBE

  1. 28SepLançamento do livro "Memórias de uma Menina que se tornou Mulher" d

NOTÍCIAS NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL Introduza aqui o seu endereço eletrónico...

Pin It on Pinterest