A Coroa no Largo da Coroa!

By  | 5 Novembro, 2016 | 0 Comments | Filed under: A Região, Locais de Interesse, Notícias

DSC_0008Como dissemos no nosso número anterior, esta iniciativa de trazer a Coroa de volta ao seu local é para levar a sério. Fizemos uma Petição endereçada ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almada, assine-a sem falta! (CLIQUE AQUI)

A Costa da Caparica tem a sua cultura, a sua identidade e o seu património, material e imaterial. Tudo isto é para levar a sério e, sobretudo, para ser respeitado.

Ora este respeito tem de começar pelos responsáveis. Tem de começar pelos que são eleitos para nos representar. Se esses são os primeiros a demonstrar que não respeitam estes princípios, estes valores, então está tudo estragado. Nada faz sentido.

Tenho a certeza que não é o caso. É essa a minha convicção.

Na minha vida pessoal, tantas e tantas vezes fico absorvido nos afazeres do dia a dia que esqueço coisas importantíssimas. Esqueço, por exemplo, de marcar uma consulta. O que há de mais importante do que a saúde?

É isto que eu acredito que aconteceu. A Casa da Coroa foi demolida por apresentar perigo de derrocada, perigo para os transeuntes que podiam, sem querer, ver-se envolvidos numa situação dramática.

Enfim, podemos discutir se foi a melhor solução, claro, mas há um racional nisto.DSC_0009

Passaram 20 anos e… esqueceram-se de “marcar a consulta”, que é como quem diz, a coroa ficou protegida no armazém e deixou de ser um daqueles problemas prementes que tinham de ser resolvidos com toda a urgência. E lá ficou.

Cabe-nos a nós, cidadãos da Costa da Caparica, recordar a Câmara de que a Coroa é uma coisa importante para nós, para a nossa terra, para a nossa identidade.

Além do mais, temos razões fundadas para afirmar que esta Pedra de Armas, a nossa coroa, tem muito mais valor do que se pensa. De resto, a Gandaia solicitou um artigo de um especialista neste domínio, o Prof. Doutor Nuno Oliveira, da Academia Lusitana de Heráldica, que em breve aqui publicaremos. Temos a certeza que a informação trazida por este especialista irá surpreender os nossos leitores e implicar uma nova visão desta peça escultórica e mesmo da Casa da Coroa…

A nossa proposta é que a Câmara construa uma base, suficiente alta para que não seja vandalizada e que tenha uma placa que explique a história dela. Claro que preferíamos que a Casa da Coroa fosse reconstruída. Porém, sabendo que o terreno é privado e que há tantas limitações orçamentais, a solução que propomos parece ser uma saída equilibrada e condigna.

A Câmara tem excelentes técnicos que podem fazer esta base com arte e saber, acrescentando valor à Costa da Caparica.

Junte-se a nós, assine a Petição, não demora dois minutos. Recorde a Câmara da importância da identidade da Costa da Caparica.

Na semana passada mostramos a Coroa como ela era. Esta, mostramos como ela está.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


AGENDA

Loading...

Pin It on Pinterest