O Capote

By  | 21 de Abril, 2016 | 0 Comments | Filed under: Ana Marques, OPINIÃO

CapoteNa Costa da Caparica e mais precisamente na Rua dos pescadores, ainda existem algumas casas comerciais que perduram nos anos, apesar de, e para meu desgosto, serem cada vez menos, estando neste momento quase na sua totalidade, tomadas pelo comercio da china e Índia ou Países perto destes.

A Rua dos Pescadores, por volta de 1978, ano em que para lá fui viver, primava pela abundância de restaurantes, pastelarias e gelatarias com esplanadas vistosas, que conferiam à Rua um toque muito próprio, próprio de uma Vila costeira, com poucos residentes, na sua maioria pescadores e famílias, alguns artistas, que a escolhiam pelo mar pelas gentes, pelo sossego de Inverno e pelo bulício do Verão, ainda existia a tradição, entretanto perdida, de as senhoras se arranjaram com as suas melhores roupas de passeio para simplesmente subirem e descerem esta Rua e se encontrarem com as amigas numa das muitas esplanadas ali existentes, à época, onde beberricavam chá e bolos enquanto faziam croché e malha, trocando entre si ideias para novos trabalhos manuais.

Um perfeito exemplo disso, era o há muito extinto e reputado Café Costa Nova, que tinha para além de outras delicias doces, o famoso Claudino, numa receita até hoje mantida em segredo, sendo agora confecionado no café Capote.

Ora bem, é deste estabelecimento Comercial que já sofreu também algumas transformações, que lhes quero falar hoje, fica situado na Rua dos Pescadores, quase à sua entrada, vindos do não menos famoso e mais conhecido por largo da Costa ou do Mercado e tem neste momento como gerentes a Rita Ferrinho e o irmão, filhos de Manuel Ferrinho, por sua vez irmão do conhecido cozinheiro Carlos Capote, que teve um programa de culinária durante uns anos na TV.

Ninguém melhor que a própria Rita Ferrinho, para por palavras suas, contar a história deste antigo estabelecimento e diz a mesma, transcrevendo-a eu na integra:

“O edifício onde se encontra hoje a pastelaria O Capote pertence à família há várias gerações da família Capote, nome que se perdeu com as gerações.

Ambos os meus avós, António Pedroso e Leontina; pais do Manuel António Ferrinho ( meu pai) e Carlos Ferrinho, eram da Costa de Caparica, casaram e moraram aqui, novos decidiram ir para a Covilhã abrir um negócio, Restaurante, onde estiveram algum tempo, ambos os filhos nasceram cá, mas viveram lá durante a infância.

Depois decidiram vir para cá e no antigo Capote Restaurante abriram uma Tasca em meados de 1970, só mais tarde o meu pai, Manuel Ferrinho e Tio Carlos Ferrinho, abriram o Restaurante o Capote.

Ambos se casaram com mulheres da terra, e moram na Costa desde sempre, somos uma família bastante antiga da Costa.

O restaurante fechou portas em 2007 e passou a ser a Pastelaria O Capote.

Fundada em 1984, a Pastelaria O Capote completa este ano 30 anos de tradição no fabrico próprio de pastelaria na Costa da Caparica.

Quando os irmãos Carlos e Manuel Ferrinho decidiram preservar as receitas do antigo Costa Nova, garantiram a continuidade da genuína receita original dos Claudinos, inalterada e mantida em segredo pelos sucessivos pasteleiros que a foram conhecendo e que pertenciam à mesma família.

Ainda hoje é das mãos de um pasteleiro desse tempo que continuam a sair os Claudinos, os Garibaldis e demais pastelaria d’O Capote.

Hoje a Pastelaria O Capote segue pela mão dos filhos de Manuel Ferrinho, Rita e Ricardo Ferrinho que asseguram a continuidade desta deliciosa tradição, mantendo o fabrico próprio, onde toda a pastelaria, doce ou salgada, é produzida artesanalmente com a receita dos antigos.

About 

Designer Gráfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

  1. 27SepLancamento do livro 'Contos e Encantos da Caparica"
  2. 05OctJoão da Ilha
  3. 11OctTeatro - "Quero ir prá Ilha "
  4. 12OctConcerto do Jair Mozart
  5. 25OctFilipe Salgueiro
  6. 26OctFilipe Salgueiro
  7. 27OctFilipe Salgueiro
  8. 09NovCAPARICA JAZZ
  9. 15NovTeatro - "Volta a Portugal em Revista"
  10. 23NovTeatro Infantil
  11. 29NovFilipe Salgueiro
  12. 30NovFilipe Salgueiro
  13. 01DecFilipe Salgueiro
  14. 14DecConcerto Magano

GANDAIA CLUBE

  1. 28SepLançamento do livro "Memórias de uma Menina que se tornou Mulher" d

NOTÍCIAS NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL Introduza aqui o seu endereço eletrónico...

Pin It on Pinterest