Homenagem a Tarzan

tarzan-da-caparica_1304938766A INATEL CAPARICA vai realizar na próxima sexta feira dia 7 de outubro, pelas 11:00 horas, nas suas instalações, uma sessão de homenagem ao nadador-salvador Tarzan da Caparica (António Gonçalves Ribeiro) que inclui a atribuição de uma placa comemorativa, no 94º aniversário do seu nascimento.

Esta cerimónia pública que terá lugar no dia 7 de outubro, pelas 11h00, na Unidade hoteleira INATEL Caparica, através de uma evocação que irá contar com momentos alusivos à história deste homem exemplar, contando com uma pequena exposição fotobiografia comemorativa, recordando momentos especiais da sua vida ao serviço do outro.

A partir de 1939 e durante mais de quarenta anos, ANTÓNIO GONÇALVES RIBEIRO (7 de outubro de 1922 – 26 de Agosto de 2006), o famoso Tarzan da Caparica, foi o banheiro, nadador-salvador, da Colónia de Férias da FNAT, antecessora da INATEL “Um Lugar ao Sol”, na Costa de Caparica.
A colónia de Férias da Caparica está na génese do início da história da Fundação INATEL, de oito décadas, sendo a mais antiga. António Gonçalves Ribeiro personifica muito da sua história.
Além de ter ensinado a nadar sucessivas gerações de crianças e jovens, conta no seu honroso palmarés, mais de trezentos salvamentos. Entre os pescadores locais ganhou a alcunha de Roaz (golfinho) enquanto que os banhistas o apelidavam como Tarzan. A sua destreza e confiança era tão evidente que lhe permitia fazer salvamentos com mares bravios e agitados, rapidamente tendo conquistado a admiração tanto dos colegas como dos frequentadores da praia, os seus feitos correram o país e o estrangeiro, nos jornais e na televisão.

Acerca do especialíssimo modo como aprendeu a nadar, dizia o Tarzan: “Aprendi a nadar com os roazes pois meti-me dentro de água, via-os lá com aquele movimento das barbatanas, distraí-me, agarrei-me e um deles levou-me com ele. Quando me larguei, voltei a nadar para terra outra vez. Quer dizer que eles já achavam aquilo engraçado. Iam para comer e então ensinar-me a nadar. Quando tinha mais talento, ia com eles lá para essa ilha do Bugio, umas vezes a nadar, outras agarrado à barbatana do golfinho. E eles olhavam para mim! E tinham cá um cuidado comigo… E ninguém viu, que aquilo era um filme lindo”.
É neste enquadramento que acontece a distinção anunciada pela Fundação INATEL e a Associação Gandaia, para consagrar este herói, nascido para salvar, singular destino de um homem com tanto mérito que, nos dias de hoje, ainda perdura na memória de tantos portugueses e não só entre os que frequentaram as praias da Costa da Caparica.

A cerimónia pública terá lugar no dia 7 de outubro, pelas 11h00, na Unidade hoteleira INATEL Caparica, através de uma evocação que irá contar com momentos alusivos à história deste homem exemplar, contando com uma pequena exposição fotobiografia comemorativa, recordando momentos especiais da sua vida ao serviço do outro.
Francisco Madelino, Presidente da Fundação INATEL, e familiares do Tarzan da Caparica vão assinalar o evento com o descerramento de placa evocativa atribuída ao nadador-salvador António Gonçalves Ribeiro, assim perpetuando quem salvou centenas de vidas.
Esta iniciativa integra a apresentação da renovação gráfica e linha editorial do jornal Tempo Livre. Este jornal, com uma longa história, é o grande elemento de ligação da Fundação INATEL aos seus associados. Este número tem o Tarzan da Caparica como tema de destaque.

A cerimónia será dirigida por Júlio Isidro
Sessão pública com entrada livre.

Programa | 7 de outubro | 11h00

– Receção dos convidados
– Apontamento musical com Namari
– Abertura de exposição | Fotobiografia de Tarzan da Caparica
– Início de cerimónia dirigida pelo Júlio Isidro
– Exibição de filme “Tarzan da Caparica – Nascido para salvar”
– Testemunhos e palavras de homenagem a Tarzan da Caparica, incluindo depoimento da Vice-Presidente da Fundação INATEL, Inês de Medeiros
– Intervenção do Presidente da Fundação INATEL, Francisco Madelino
– Apresentação da renovação gráfica e linha editorial do Jornal Tempo Livre
– Inauguração da placa de homenagem ao Tarzan da Caparica
– Cocktail
– Encerramento

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest