De Aço e De Sonho

acoesonhoTeve lugar no Auditório da Associação Gandaia, no passado dia 29 de Novembro, a apresentação da peça de teatro ‘De Aço e de Sonho’, da autoria de Joana Manuel, Rui Galveias e António Boleiro e coordenação e cenografia de Fernando Jorge Lopes.

Foi um espectáculo organizado pelo Poder Local Democrático do Concelho de Almada em colaboração com o Teatro Extremo, também de Almada.

A peça ‘De Aço e de Sonho’ assinala a comemoração do 40º aniversário da Constituição da República Portuguesa, nascida com a Revolução de Abril de 1974.

Os três actores em palco desenvolvem, inspirados na mensagem de Vasco Gonçalves ao Festival de Teatro de Nancy de 1977, um belo trabalho de divulgação, para as novas gerações, e de recordação para quem viveu, o tempo da refundação do país, até então oprimido por uma ditadura ‘de aço’, mas onde se perspectivavam as alegrias ‘do sonho’.

Com imaginação e empenho, a companhia oferece-nos, recorrendo à arte cénica, ao audiovisual, à música e a um diálogo de ‘robertos’, a explicação dos fundamentos da Constituição da República e até a um confronto com o actual articulado da mesma. Mostra-nos também que a Constituição, lei fundamental do país, garante os direitos sociais, políticos e culturais do povo e que, como bem se enfoca na peça, ela ‘é constituída por povo, povo’.

‘De Aço e de Sonho’ é uma representação de grande qualidade técnica, cultural e histórica com que o Teatro Extremo nos presenteou esta noite.

Reinaldo Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest