Dúvidas…

By  | 15 de Março de 2017 | 0 Comments | Filed under: OPINIÃO, Reinaldo Ribeiro

– Padre Onofre, é verdade que Cristo, sendo Deus, se deixou matar na cruz, digamos, voluntaria­mente?

– É verdade meu filho! Cristo, num gesto pleno de amor, sacri­ficou-se, enquanto homem, pela salva­ção de toda a Humani­dade.

– Mas padre, de que forma pode um sacrifício alheio benefi­ciar os outros? E porque é que os seres humanos, que se imagi­nam os deten­tores do senhorio de Deus e da Sua exclusividade, não consideram a existência de outras formas de vida no Universo que, em princípio, também deveriam ser filhas de Deus?

– Hum! São interessantes essas tuas dúvidas. Contudo, posso dizer-te que o sacrifício pessoal de Cristo tem sido a nossa luz, a nossa orientação. O seu desprendimento tem aquecido os corações de muitas gerações de homens em diferentes civilizações aqui na Terra, e que têm procurado viver, desde então, em paz e harmonia. Quanto à soberania de Deus sobre outros mundos hipotéticos, nunca tinha pensado nisso antes, mas acho que deve ser a mesma que exerce aqui.

– Padre, desculpe-me a insistência, mas continuo com as mesmas dúvidas e gostava de esclarecê-las. Se a morte voluntária é considerada um suicídio, como pode a morte voluntária de Cristo ser enaltecida e louvada pela Igreja, sabendo-se que o suicídio é condenado, com veemência, pela própria Igreja? E, já agora, se existirem seres noutros planetas, não terão eles próprios definido um deus que não tem nada a ver com este?

– Essas perguntas que me fazes são bastante embara­çosas, meu filho. Na realidade, não tenho conhecimentos suficientes nem respostas para elas. Nunca tinha encarado a Paixão de Cristo por essa óptica, e nem sequer tinha pensado que o Deus do planeta Terra possa ser igualmente o deus de outros mundos.

Prometo-te que vou informar-me sobre o assunto e depois dir-te-ei qual o ponto de vista da Igreja.

Agora vai, vai com Deus e não penses mais nesses assuntos!

Reinaldo Ribeiro

23/08/2004

Print Friendly

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

AGENDA

Loading...

GANDAIA NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL só tem que introduzir aqui o seu endereço eletrónico...