Pássaro Solitário

O Phoenicurus ochruros, com o nome vulgar de Rabirruivo preto, é o pássaro que ilustra esta pequena crónica. A foto foi obtida, no passado mês de Maio, na nossa cidade da Costa da Caparica. É uma fêmea ou um jovem. Os machos adultos têm cores mais fortes de negro e a cauda com castanho fogo.

É uma espécie que vive nas cidades, vilas e aldeias, sempre solitário quando o encontramos. Pequeno e elegante, procura a proximidade das pessoas, e faz os seus ninhos em qualquer recanto de uma parede, fenda ou buraco, ou em alguma escarpa próxima.

Habita, em regime permanente, em Portugal assim como em toda a Península Ibérica e zona mediterrânica. Como não estranha a presença do Homem é fácil observá-lo se estivermos atentos e fotografá-lo sem objectivas especiais.

Mais uma espécie, que a Natureza agradece que seja protegida, porque é mais um consumidor de insectos, que ajuda o Homem a controlar as pragas, que algumas vezes o incomodam, e é bom vê-lo junto das nossas casas sem nunca o incomodarmos.

António José Zuzarte, Costa da Caparica, 19 de Julho de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest