Morreu o Mestre

O grande Mestre José Manuel Soares, com 85 anos de idade, terminou, na madrugada do último dia do ano de 2017, em sua casa, na Rua de Timor, na Costa de Caparica, um período de grande sofrimento por doença desde 2002.
Merecia (em vida) ter sido mais reconhecido, fazendo mérito da sua vastíssima obra, com representação em museus nacionais e estrangeiros, bem como em galerias e colecções particulares. Para muitos, o pintor José Manual Soares encarnou o verdadeiro espírito épico de Portugal, exemplarmente recriado por um dos maiores artistas contemporâneos.

Além de todos os méritos que a sua arte foi afirmando ao longo da sua carreia, o facto de ter pintado a Costa da Caparica como poucos e de aqui residir e, infelizmente, aqui falecer, deve reservar um local especial no nosso coração caparicano.

Um sentido abraço solidário à esposa, Dona Ângela Vimonte, e aos muitos admiradores e amigos do Mestre Soares.

Para a posteridade, ficam as milhares de obras de arte, nomeadamente no Museu com o seu nome, na cidade de Pinhel , desde 2014, uma vez que não foi possível, por mais incrível que possa parecer, arranjar forma de criar aqui o seu museu. O Notícias da Gandaia, a seu tempo, contou a triste história intitulada “Preujuízo Incálculável” de como a Costa e Almada perderam essa oportunidade. É só clicar…

Falta agradecer ao nosso leitor Fernando José Martins Barbosa Ribeiro, que nos alertou para a triste notícia.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest