Orçamento Aprovado

Nos passados dias 8 e 9, na Assembleia Municipal Extraordinária realizada no Vitória Clube Quintinhas, foi aprovado o Orçamento da Câmara Municipal de Almada, assim como as Grandes Opções do Plano.

Em 2018, o orçamento do Município de Almada ascende aos 121,8 milhões de euros, repartidos em 90,2 milhões de euros para a Câmara Municipal de Almada, e em 31,5 milhões de euros para os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

As Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Almada estruturam-se em 10 eixos principais que abrangem áreas como a solidariedade social, a educação, a cultura, a mobilidade, o turismo, a atração de investimento, ou a modernização administrativa.

Também as questões do envelhecimento, da fixação dos jovens, do emprego e do combate às desigualdades através do desenvolvimento solidário e sustentável, integram as medidas propostas para 2018.

Alguns destaques para 2018

 

Participação e acessibilidade aos serviços

Em 2018 vai avançar a implementação de um orçamento participativo, que promova a participação de todos os almadenses.

Serão implementadas medidas de transparência e de informação pública acerca da gestão municipal, através da criação de um “Portal da Transparência”.

Para garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela autarquia, será adotado um Simplex Autárquico que pretende simplificar, e tornar mais céleres, acessíveis e eficientes as interações entre particulares e o Município.
Ação social

No domínio da ação social, para além de manter os níveis dos apoios que vêm sendo garantidos aos cidadãos, será dada uma atenção especial às pessoas que desempenham as funções de “cuidador”.

Em articulação com a Rede Social e as Instituições Locais da Saúde – ACES, será elaborado o Plano Local de Saúde de Almada.
Artes e Cultura

Será lançado o estudo para a criação de um Museu Vivo da Arte Xávega na Costa da Caparica e desenvolvido, em parceria com a Marinha Portuguesa, o programa de dinamização cultural permanente da zona ribeirinha de Cacilhas.

Está, igualmente, previsto o alargamento dos horários dos equipamentos culturais e das bibliotecas municipais.

Em perspetiva estão também a organização de:
– Festival Internacional de Literatura para a Infância;
– Festival anual de Jazz;
– Festival de Arte Urbana e de Rua
Desenvolvimento económico
Será promovida a criação e divulgação de marcas próprias para o território municipal, nomeadamente, a marca Costa Todo o Ano, enquanto destino turístico estratégico para o desenvolvimento económico do Concelho, qualificando e valorizando as suas áreas naturais e urbanas e o reforço da sua integração no roteiro cultural e turístico de Lisboa. A criação do Balcão do Investidor, enquanto serviço competente para gerir e acompanhar os procedimentos administrativos associados a iniciativas empresariais, nomeadamente através da designação de um gestor do processo, é outra das medidas avançadas.
» Consulte aqui o documento completo das Opções do Plano e Orçamento 2018

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest