Pró Menino e Prá Menina

By  | 1 Março, 2018 | 0 Comments | Filed under: Notícias

É já neste fim-de-semana de 2 e 3 de Março que a premiada companhia da Galiza Elefante Elegante, dá oportunidade aos pais do concelho de levarem os seus filhos ao Teatro Municipal Joaquim Benite e introduzi-los (ou prosseguir o encantamento no caso dos já iniciados neste mundo de fantasia) ao fascinante mundo do teatro.

A ocasião é das melhores, pois em cena (no sábado às 16.00, e no domingo às 11.00) está Dança da Chuva. O texto e a encenação são de María Torres e Gonçalo Guerreiro, fundadores da companhia, também cenógrafos e intérpretes, mas esta história só é bem contada quando se conta também com a colaboração do desenho de luz de Dani Pais, da coreografia de Ánxela Branco, e ainda da música, responsabilidade de Mano Panforreteiro, sem esquecer os figurinos de Marcia Edleditsch.

É que na “horta as coisas correm de feição: o galo canta e há muitas hortaliças saborosas para colher. Os baldes e os regadores onde os nossos agricultores armazenam a água da chuva também estão cheios e, se não fossem uns passarinhos atrevidos a desenterrarem as sementes que eles deitaram à terra, nem sequer teriam de proteger a sementeira com um espantalho tão giro.” O problema é que, “um dia, a água da rega acaba.” Os agricultores esperam que chova, mas nada. A horta “começa a ficar cada vez mais amarela e seca… Será que nunca mais vai cair uma pinguinha de água? Será que já não vamos poder matar a sede? Nem regar as nossas flores preferidas, os morangos docinhos e as cenouras que fazem os olhos bonitos? Só se… Talvez uma dança da chuva possa ajudar.” Ajudará?

A resposta… Enfim, é preciso ver para crer, com a garantia de qualidade desta companhia sediada na Galiza estar na linha da frente dos que apostam “na fusão do teatro físico com a dança, as artes plásticas e as artes visuais.” Razão para os seus espectáculos serem apresentados, além de Portugal e da Galiza, por teatros da Bélgica, Suíça, França e Itália. Dança da Chuva é, assim, um espectáculo sem palavras “onde convivem o teatro gestual, a dança e a manipulação de marionetas”, premiado como Melhor Espectáculo Infantil nos Prémios María Casares, o ano passado.

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


CALENDÁRIO DO

AGENDA

Loading...

Subscreva aqui o Boletim do Notícias da Gandaia

Receba semanalmente no seu email um resumo das novas notícias publicadas no nosso jornal. Basta inserir o seu

Pin It on Pinterest