Arte-Xávega

By  | 17 Maio, 2018 | 0 Comments | Filed under: A Região, Arte-Xávega, Notícias

Almada promoveu a 9 de maio o Encontro Arte-Xávega – Lançar Redes para a Economia. Investigadores, pescadores, autarcas, agentes económicos e entidades com jurisdição sobre o mar, reuniram-se na Costa da Caparica para repensar o futuro desta arte milenar.

Mais de 150 pessoas participaram nesta iniciativa da Câmara Municipal de Almada, que decorreu no Hotel Tryp Lisboa Caparica Mar, na Costa da Caparica.

A manhã foi dedicada a agentes económicos e entidades com responsabilidades sobre a prática da Xávega e o território onde se desenvolve.

De tarde realizou-se um debate que cruzou o conhecimento de pescadores, investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, autarcas e técnicos municipais, entre outros.

Em conjunto debateram-se as dificuldades sentidas, as medidas necessárias para promover esta arte de pesca milenar e soluções para a sua valorização económica.

Uma das apostas incide sobre a cavala, um dos peixes que mais à rede vem nas águas da Costa da Caparica e Fonte da Telha. Pretende-se promover este pescado, pelo seu elevado valor alimentar e económico, transformando-o num produto gourmet.

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


CALENDÁRIO DO

AGENDA

Loading...

Subscreva aqui o Boletim do Notícias da Gandaia

Receba semanalmente no seu email um resumo das novas notícias publicadas no nosso jornal. Basta inserir o seu

Pin It on Pinterest