Melhores Transportes

A Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul reuniu esta semana com as Administrações da TST e da Transtejo para apresentar as suas propostas e reivindicações.

O pedido de reunião feito aos TST teve como objectivo perceber que medidas estão a ser tomadas pela empresa para a época de Verão, pois temos recebido vários alertas para o calor que se faz sentir dentro dos autocarros, que como todos sabemos não têm janelas (no máximo alguns têm uns frisos que se podem abrir), bem como para a supressão de autocarros às horas de ponta para servir as praias. A empresa respondeu que todos os autocarros têm ar condicionado e que o horário de Verão vai ser idêntico ao do ano passado.

A Comissão de Utentes não conhece todos os autocarros que os TST têm a circular, pelo que pede aos utentes que reclamem sempre que sintam que está um calor para lá do aceitável no autocarro. As reclamações podem ser feitas nas instalações dos TST do Laranjeiro ou de Cacilhas, ou na página na internet da empresa em www.tsuldotejo.pt/index.php?page=apoio, agradecendo que nos dêem conhecimento das mesmas.

A administração dos TST remeteu para o processo de concessão do serviço público de transportes, as respostas às questões sobre o alargamento da oferta e a extensão dos horários até mais tarde.

A Comissão de Utentes frisou que não aceita que a oferta seja reduzida e que ainda existam carreiras que circulam por Almada que não admitem o Passe Social, como é o caso da 151 (Charneca de Caparica /Marquês de Pombal) e 159 (Lisboa /Marisol).

Transtejo

Já o pedido de reunião com a Transtejo teve como objectivo apresentar as propostas e reclamações dos utentes sobre as ligações fluviais entre Almada e Lisboa, nomeadamente sobre as instalações (o estado degradado em que se encontra o Cais de Embarque de Cacilhas e a instabilidade do piso do Cais de Embarque da Trafaria), sobre a frota (que se encontra muito envelhecida, com problemas de higiene e manutenção) e sobre a necessidade de ampliar a oferta (maior frequência e novas ligações fluviais) e a notória falta de trabalhadores. A Administração da Transtejo concordou com o diagnóstico apresentado pela Comissão, corroborando que o estado actual da empresa resulta do desinvestimento verificado durante os governos do PS/ Sócrates e do PSD/ Passos Coelho. Este Conselho de Administração, em exercício há cerca de um ano e meio, encontra-se a apurar um conjunto de dados para conhecer o estado actual da empresa.

Informaram ainda que irão lançar, no decurso deste ano, um concurso para o Projecto da obra no Cais de Embarque da Trafaria e proceder a algumas reparações no Cais de Embarque de Cacilhas durante o Verão, remetendo a intervenção de fundo, apesar da notória urgência, para depois da definição da localização definitiva deste Cais, que aguarda a decisão da Câmara de Almada.

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul considera que o governo deve apoiar financeiramente a Transtejo, incentivando o crescimento da empresa em meios humanos e materiais, de modo a que esta possa desempenhar condignamente o seu papel no desenvolvimento dos concelhos da margem Sul e da Área Metropolitana de Lisboa. Também a Câmara Municipal de Almada deverá assumir uma atitude mais reivindicativa junto do operador rodoviário (TST) e do Governo, no sentido de termos um melhor serviço de transportes públicos.

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul irá continuar a pugnar pela melhoria do serviço público de transportes, cabe-nos a todos exigir os nossos direitos, às empresas e a quem as tutela, seja à Câmara Municipal, ao Ministério do Ambiente, a quem possa intervir pela qualidade da oferta, aumento de frequência e maior fiabilidade.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest