Carla Pais Vence Prémio

A escritora Carla Pais venceu o Prémio Literário Cidade de Almada 2018, este ano dedicado à prosa, com o romance Um Cão Deitado à Fossa, anunciou a Câmara Municipal almadense.

Nesta 30.ª edição do prémio concorreram cerca de meia centena de obras originais, tendo a vencedora recebido um prémio no valor de cinco mil euros, pois, segundo o júri, Um Cão Deitado à Fossa é um romance cuja arquitectura literária se processa através do cruzamento de dois registos narrativos diferentes. Por um lado, uma história que “encena vidas marcadas por uma espécie de infelicidade dramática de natureza psicológica e afectiva, e onde um modo machista e repressivo de estar no mundo orienta, através de uma linguagem muito grosseira, comportamentos iníquos e atitudes violentas”. Por outro lado, num registo gráfico e literário completamente diferente, e “através de uma forma de comentário estilisticamente muito cativante, mas de grande contundência, temos uma espécie de libelo acusatório desse universo tipificado por homens egoístas e mulheres submissas”. O júri considerou ainda que embora a atmosfera do romance seja a de uma “ruralidade fechada nos seus próprios fantasmas”, esta é uma história “muito agradável de ler”, porque o tom violento e desesperado – reflexo da complexidade das relações entre homens e mulheres –, “emerge de uma escrita cujo alcance literário deve ser reconhecido pela sua qualidade imagística e harmonia estilística”.

Carla Pais, nascida em 1979, no concelho de Leiria, abandonou a escola aos 17 anos para ser mãe, terminando o 12.º ano no ensino nocturno. Em 2012, mudou-se para França, onde fez limpezas, embalou salmão e tomou conta de crianças. Hoje é empregada de escritório num Centro de Formação à Distância. Em 2015, venceu o Prémio Literário Horácio Bento Gouveia, com o conto A Alma do Diabo, e obteve o terceiro lugar no Concurso de Poesia Agostinho Gomes com o poema Assimetria dos Lábios. No ano seguinte, o seu conto O Búzio do Meu Pai foi seleccionado para integrar a antologia de contos A Infância, promovida pelo Centro de Estudos Mário Cláudio, e, em 2017, arrecadou o Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo com A Instrumentação do Fogo.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest