Novo para Portugal

Mais uma espécie de insecto nova para a fauna de Portugal.

Enviei, há alguns meses, para o Museu de História Natural de Madrid,  todos os insectos coleópteros da família Elateridae, do género Cebrio, da minha colecção que não estavam estudados. Desse estudo, realizado por dois colegas, o José Luis Zapata de la Vega e o António Sánchez-Ruiz, um de Madrid e o outro de Albacete, surgiu um exemplar que não era conhecido da ciência. Foi capturado em 15 de Novembro de 1978, há quarenta anos, no Algarve, mais propriamente em Tavira.

Os dois colegas dedicaram-me essa espécie nova e ficou com a identificação científica de Cebrio (Cebrio) zuzartei. Pertence à ordem Coleoptera: Elateridae:Elaterinae:Cebrionini.

Segundo o seu trabalho, publicado na Revista gaditana de Entomologia, vol.IX, separa-se do resto das espécies ibéricas conhecidas, pelo extraordinário comprimento das suas antenas.

Sinto-me feliz pois tenho, de algum modo, dado a conhecer esta Natureza ainda desconhecida. Alguns deles já me foram dedicados e este é já o oitavo. Obrigado amigos pelo vosso gesto ao dedicarem-me esta nova espécie.

António José Zuzarte, Costa da Caparica, 5 de Novembro de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest