Natal no Solar

By  | 9 Dezembro, 2018 | 0 Comments | Filed under: Notícias

Começa este fim-de-semana o programa de Natal no Solar dos Zagallos, em Almada. Até dia 9 de dezembro, contem com oficinas de gastronomia, artísticas, de robótica, para confeção de presentes genuínos e muitas outras, que nos desafios a meter mãos à obra e, literalmente, fazer o Natal acontecer.

Mas há mais. Já imaginaram como serão os concertos de música nos salões deste solar do século XVIII? Ou na experiência encantada para os mais pequeninos de assistir às horas do conto nesta antiga casa de família? Ou ainda o sabor especial dos pratos que se vão poder confecionar-se no forno a lenha desta cozinha secular?

O programa de natal no Solar dos Zagallos tem muitas propostas para viver esta quadra de forma genuína, em partilha, fazendo acontecer os dias de Natal que às vezes nos escapam…

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas requerem marcação prévia. Para não escapar nadinha, consultar o programa completo.

Depois é deixar o Natal acontecer…

 

PROGRAMA DE NATAL NO SOLAR DOS ZAGALLOS

Oficinas para toda a Família

Sempre às 14h30

Grátis com marcação prévia

Inscrições em www.m-almada.pt/natalnosolar

 

GASTRONOMIA

Dias 24 e 25 de novembro e 1, 2, 8 e 9 de dezembro

Nesta oficina vamos descobrir as receitas e experimentar a cozinha tradicional, confecionando doces e outras iguarias natalícias.

 

ROBOT´N´TIC: PROGRAMAÇÃO / ROBÓTICA

Dias 24 e 25 de novembro e 1 e 9 de dezembro

Oficina para crianças dos 6 aos 12 anos. Para desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento computacional, através da tecnologia e de diferentes linguagens de programação.

 

BRINCAR AOS ARTISTAS: ABSTRACIONISMO / SURREALISMO / POP ART

Dias 24 de novembro e 2 e 9 de dezembro

As crianças dos 6 aos 12 anos vão elaborar lembranças e presentes, utilizando técnicas artísticas modernas e arrojadas.

 

MÚSICA PARA BÉBÉS / ESCRITA MUSICAL / MÚSICA E HARMONIA

Dias 24 de novembro e 2 e 8 de dezembro

Uma oficina de educação musical e partilhas musicais entre adultos, cuidadores e educadores, crianças e familiares. [Música para bebés – dos 4 aos 24 meses; Escrita Musical – dos 2 aos 6 anos; Música e Harmonia – dos 6 aos 12 anos].

 

MATERIAIS REINVENTADOS

Dias 25 de novembro e 1 e 8 de dezembro

Damos enfoque na sustentabilidade ambiental nesta oficina, onde serão reutilizados diversos materiais, transformando-os em prendas para oferecer na quadra natalícia.

 

XILOGRAVURAS / PEDRAS PINTADAS

Dias 25 de novembro e 2 e 9 de dezembro

Para aprender as técnicas de xilogravura com recurso ao esferovite e de pintura em suportes de pedra de calçada, concebendo-se peças artísticas personalizadas e originais.

 

FLORES À LA CARTE

Dias 1 e 8 de dezembro

Para descobrir a técnica das artes e arranjos florais, procurando a harmonia da construção linear e da cor, adaptada à época natalícia.

 

HISTÓRIAS MAGNÉTICAS

Dia 9 de dezembro

Breves histórias interpretadas ao vivo e acompanhadas por bandas-sonoras originais, recriando os ambientes dos textos de partida e construindo. Para crianças dos 6 aos 12 anos

 

Apresentações | Música | Teatro

Sempre às 17h

Salão Dourado

Entrada gratuita

Sem marcação ou reserva de lugares

 

ABERTURA MUSICAL

Dia 24 de novembro

Os MaZéi apresentam-se como uma parelha “tocante-cantante-autor”. A sua música está entre o Jazz Canção e o Folk, (quase) tudo cantado em português. Já atuaram no Convento de S. Francisco (Santarém), no Castelo de S. Jorge, Casa do Alentejo ou Teatro do Bairro (Lisboa).

 

HISTÓRIAS ENCENADAS

Dia 25 de novembro

Preparados para histórias da neve e do frio, cheias de corpo, voz, sons e imaginação? Hoje, os flocos vão transformar-se n´“O Pinheiro”, de Andersen e “Sedna”, da tradição inuit. Venham daí, porque aqui o frio não entra!

 

ESPETÁCULO MUSICAL MODO MENOR

Dia 1 de dezembro

O Modo Menor nasceu em setembro de 2018, em Almada. Dirigindo-se ao pequeno público, faz da música o elo de ligação entre a escola, a família e a sociedade.

 

ESPETÁCULO MUSICAL COSTURAR CANTIGAS E HISTÓRIAS

Dia 2 de dezembro

Através de histórias cantadas, as famílias terão a oportunidade de escutar ao vivo, num alinhamento recheado de temas tradicionais, contados e cantados, canções, histórias e lengalengas do aqui e do agora, interpretadas pelos personagens da Costureira e do Alfaiate de Canções.

 

CONCERTO À LA CARTE: A CEIA DE NATAL

Dia 8 de dezembro

A música Twelve days of Christmas serve de pretexto a uma divertida preparação de um cozinhado musical, já apresentado em Seteais e no Museu da Música. Com a soprano Maria João Sousa e restante quarteto (flauta, violino, violeta, violoncelo), que não esqueceram de colocar na ementa êxitos como o Natal dos Simples, de Zeca Afonso.

 

Outras atividades a decorrer:

De 24 de novembro a 9 de dezembro

Quarta a sábado, 10h-12h/14h-17h30

Domingos e feriados, 14h-17h30

 

EXPOSIÇÃO “UMA QUESTÃO DE FÉ” | COLEÇÃO PAULO ALMEIDA

Narração artística da vida de Cristo e de sua mãe, a Virgem Maria, através de obras de épocas e autores consagrados, com originais de Salvador Dali, Almada Negreiros, F. Bartolozzi, Júlio Quaresma, entre outros.

 

EXPOSIÇÃO DE ÁRVORES DE NATAL E DE PRESÉPIOS

Com peças de olaria e de trabalhos realizados pela comunidade, ao longo dos anos, no Solar dos Zagallos.

 

FORNO COMUNITÁRIO

Utilização pública do forno a lenha para confeção de pratos típicos e iguarias natalícias

Mediante avaliação de disponibilidade e marcação prévia.

Tele.: 21 294 70 00

E-mail: solar@cma.m-almada.pt

 

CAFETARIA

Doces de Natal, bebidas quentes e produtos regionais pelo Grupo de Artes Decorativas da Sobreda, para dias bem aconchegantes na cozinha tradicional do Solar.

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


CALENDÁRIO DO

AGENDA

Loading...

Subscreva aqui o Boletim do Notícias da Gandaia

Receba semanalmente no seu email um resumo das novas notícias publicadas no nosso jornal. Basta inserir o seu

Pin It on Pinterest