Mercado de Natal

MERCADO DE NATAL MAIS AMIGO DA TERRA

As portas do Mercado de Natal Amigo da Terra estão já abertas até dia 16 de dezembro, na Oficina de Cultura, na Praça S. João Baptista em Almada.

Aqui poderão encontrar cerca de 70 artesão, designers e marcas de todo o país, com propostas de prendas com preocupações ecológicas e sociais.

Do programa fazem também parte mais de 50 oficinas para construir os próprios presentes, fazer decorações de Natal ecológicas e até embrulhos com materiais naturais, sem recurso a agrafos nem fita-cola.

Como as iguarias fazem sempre parte do nosso natal, decorrem diferentes showcookingspara aprender receitas surpreendentes para a noite de Consoada.

O Mercado tem uma extensão no exterior, na Praça S. João Baptista, com tasquinhas em madeira, esplanadas e até música ao vivo. Se os dias estiverem frios, não faz mal, há bebidas quentes, boa comida e espaços de encontro.

Este ano, voltamos a desafiar o espírito solidário de todos, com o ciclopasseio Dois Pedais Mais Natais (inscrições obrigatórias). Dia 16 de dezembro, esperam-se muitos «pais e mães natais» em bicicleta na Praça S. João Baptista, às 15h. Na mochila trazem bens alimentares não-perecíveis, para entregar às famílias carenciadas do concelho, através da REFOOD de Almada.

Vamos reduzir a pegada ecológica

Estamos empenhados em que o Mercado de Natal Amigo da Terra tenha a menor pegada ecológica possível:

– a iluminação é de baixo consumo

– existe recolha seletiva inclusive para orgânicos

-as embalagens de plástico descartáveis foram substituídas por embalagens biodegradáveis e de origem vegetal

-as bebidas são servidas em copos reutilizáveis e até existem eco-cinzeiros para beatas.

No final, os materiais de decoração utilizados que não puderem ser reaproveitados são recolhidos por quem os queira reutilizar, com o apoio da Circular Economy Portugal.

Um pequeno contributo para reduzir o consumo de plásticos no Planeta.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest