Almada Subsidiada

Almada é um dos municípios 256 municípios portugueses que se candidatou à iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, cerca de metade, 127, conseguiram vales (lista aqui ) no valor de cerca de 2 milhões de euros. Almada foi um dos contemplados.

A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:

  • a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
  • o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

No total candidataram-se a nível europeu 13 mil municípios, tendo sido atribuídos 2800 vales –  no valor de 15 mil euros cada – o que significa que 21,5% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, com quase 50% dos municípios que se candidataram a receberem vales.

A primeira convocatória desta iniciativa decorreu entre 7 e 9 novembro. No início de 2019 haverá a segunda convocatória e os municípios que não conseguiram vales agora poderão candidatar-se nessa altura.

O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.

Para divulgar esta iniciativa junto das autarquias, a ANACOM, em conjunto com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, organizou várias sessões de esclarecimento pelo país para dar a conhecer a iniciativa às autarquias locais.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest