Transpraia muda-se para a Catalunha?

Em notícia da última edição do semanário Semmais, distribuido gratuitamente com o Expresso de 26 de maio, foi publicado o artigo de Roberto Dores que também aqui partilhamos.

Há algumas informações que são objetivas e muito claras: Desde que o terminal mudou devido ao plano do CostaPolis o Transpraia perdeu 80% dos seus clientes.

Recorde-se que esta mudança se enquadrava numa conjuntura de alterações previstas e que nunca aconteceram, nomeadamente, a chegada do Metro e o novo Terminal de autocarros junto do Transpraia, a remoção dos Parques de Campismo, etc. Apesar da situação ser outra, aplicou-se a mesma receita.

Será inadequado recordar que a espécie humana sobreviveu pelas suas capacidades de adaptação e não pela força?

A segunda informação relevante é a existência de contatos entre a empresa do Transpraia e entidades da Catalunha que estudaram a possibilidade de mudança. Pormenor brilhante é a notícia de que um especialista encarregue pelos catalães de fazer uma avaliação do Transpraia ter relevado o seu potencial.

Tendo em conta a facilidade com que este sistema Decauville pode montar e desmontar os seus carris, não seria esta uma boa altura para repor a normalidade? Repor a receita de acordo com a realidade, esta que temos presente e a dos próximos cinco anos – pelo menos? Quando a realidade se alterar, então, outra adaptação será justificada.

Mesmo que seja possível trazer o Metro à Costa, como a Câmara Municipal de Almada tem dado sinais significativos de que está a lutar por isso, o Terminal do Transpraia deve regressar ao Centro. Ele constitui um valor acrescentado à oferta turística da cidade, do centro da cidade.

E mais uma vez se coloca o problema da centralidade da Costa da Caparica, a que temos e a que está a ser construída, com que critérios, levantando, uma vez mais, o problema do planeamento urbano e das maquetas utópicas que esquecem as pessoas, as suas memórias, a sua identidade.

Depois ficamos tristes (e até ofendidos) por dizerem que vivemos no deserto.

Artigo anterior do Notícias da Gandaia sobre o Transpraia:

Veja aqui Transpraia: ou se resolve, ou adiando, morre.

NÃO FIQUE INDIFERENTE: Deixe uma resposta …

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest