Verão de Areia?

By  | 11 Abril, 2019 | 0 Comments | Filed under: Notícias

Teme-se que este Verão poderá encontrar as praias da Costa da Caparica até à Cova do Vapor em processo de alimentação artificial. Trata-se de uma intervenção que visa a “protecção da frente e costa contra os desgastes e destruição provocados pela erosão assim como a melhoraria das condições balneares das praias do concelho”, publica a Câmara de Almada.

A obra com um prazo de execução de 60 dias, foi assinada na passada semana pelo ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, que se deslocou a São João da Caparica onde anunciou que o milhão de metros cúbicos de areia a serem carregados nas praias implicam um investimento de “6,3 milhões de euros”. Quanto à proveniência das areias, será do Canal da Barra Sul, na entrada do Estuário do Tejo.

Com o concurso já lançado para abranger 3,8 quilómetros de linha de costa, refere a tutela que dos 6,3 milhões de euros, 4,1 milhões serão suportados pela Agência Portuguesa do Ambiente, três milhões pelo fundo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e 2,2 milhões pela Administração do Porto de Lisboa.

“A empreitada tem como objetivo providenciar maior proteção às pessoas e à propriedade contra os fenómenos de galgamento oceânico e, ainda, minimizar os efeitos negativos causados pelos temporais sobre essa linha de costa. Permite também proteger do ponto de vista ambiental e estratégico e aumentar a capacidade recreativa e balnear das praias”, cita ainda a nota de imprensa.

No dia em que recebeu João Pedro Matos Fernandes na cidade da Costa da Caparica, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, fez questão de afirmar o concurso agora lançado para a reposição de areia “faz parte de uma estratégia integrada para todo este território, que tanto merece que se olhe para ele com olhos especiais, pela sua riqueza, pela sua beleza, e, mais importante que tudo, pelas suas gentes”.

A isto a autarca acrescentou o desejo de que, com esta reposição de areia, “possamos também lançar a segunda fase, que são as medidas de mitigação da fuga da areia”. Nesse mesmo dia a Câmara Municipal de Almada assinou um acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente para a restauração do ecossistema dunar da praia de São João da Caparica, a estância balnear do concelho que mais erosão sofreu após as tempestades do Inverno de 2017 e Primavera de 2018.

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

  1. 24AprAbril Cantado
  2. 04MayTeatro - Ménage\, Vais Dizer Que Não Gostas?
  3. 05MayTeatro - Ménage\, Vais Dizer Que Não Gostas?
  4. 11MayConcerto - Melodias d'Alma
  5. 12MayTeatro Infantil - "A Cigarra e a Formiga"
  6. 17MayTeatro - "Filha da Mãe"
  7. 01JunMusical - Sonhos\, Um Clássico Inventado
  8. 02JunMusical - Sonhos\, Um Clássico Inventado
  9. 16JunLançamento do livro de Ana Rodrigues
  10. 15NovTeatro - "Volta a Portugal em Revista"

GANDAIA CLUBE

  1. 23AprJairo Mozart - A Literatura de Cordel

NOTÍCIAS NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL Introduza aqui o seu endereço eletrónico...

Pin It on Pinterest