Escola de Amizades

Foi há trinta anos na Praça de toiros de Montemor-o-Novo, em 3 de Setembro de 1989,que esta foto foi tirada pelo já saudoso Emílio, que teve o prazer de oferecer-ma, e a quem envio um grande abraço, esteja Ele onde estiver. O Grupo comemorava os seus 50 anos de existência. Eram as Bodas de Ouro. Ainda todos os cabos que o tinham dirigido eram vivos, e estavam ali com as suas jaquetas sobre os ombros. A escola de amizades tinha sido iniciada, no dia 4 de Setembro de 1939, naquela mesma arena alentejana. Amizade cimentada arriscando a vida juntos para dar nome a um grande grupo de forcados. Que melhor prova que esta foto, que ilustra esta pequena crónica, para mostrar que o Grupo de Montemor tem antiguidade desde essa data.

Neste ano de 2019 está a comemorar os seus 80 anos de existência. Uma data que quero relembrar. Ali aprendi que a amizade, que deve sempre unir os Homens, não só se aprende em casa com nossos Pais, na escola, mas também na arena, frente ao perigo, desafiando o Toiro, fazendo Arte, confiando uns nos outros e juntos, sempre juntos, vivendo momentos inolvidáveis.

Ao escrever estas linhas quero agradecer a Simão Reis Malta, o nosso primeiro cabo, que tornou possível que tantos se conhecessem, convivessem e, lado a lado, como uma grande família, que sempre procurámos ser, deixássemos marcos da nossa arte pelas arenas de todo o nosso Portugal e, por esse mundo fora, onde mostrámos a outras gentes que não conheciam esta arte, para eles estranha, mas tão emocionante, praticada por homens frente aos toiros. O que essas gentes não sabiam era que, para além daquilo que viam, havia ali uma grande Escola de Amizades, que se mantém até aos dias de hoje.

António José Zuzarte, Costa da Caparica, 9 de Março de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest