Última em Santarém

A ÚLTIMA VEZ EM SANTARÉM

Esta é para Eles…para os que aparecem na fotografia e que já não podem vê-la e comentá-la.

Na tarde de 11 de Outubro de 1992, foram homenageados dois toureiros de prata, os bandarilheiros  Manuel Badajoz e José Tinoca. O acontecimento ocorreu na Monumental de Santarém, só a maior praça de toiros de Portugal. Pela foto pode ver-se que o público não faltou nas bancadas para homenagear duas figuras da nossa “Fiesta”.

Não recordo quem toureou, mas quem pegou os touros, foram dois Grupos de Forcados: os Amadores de Santarém e o Grupo da Amizade, onde se fardaram muitos já retirados como eu mas que ainda gostavam de matar o vicio de pegar toiros. É algo que fica colado à pele e nos acompanha até ao fim dos nossos dias. Dos presentes, nessa tarde de Outono, alguns já partiram. Não quero indicar nomes pois eles, que já não podem admirar esta foto, ficam felizes por deles nos recordarmos… será o destino de todos nós, é este o fim do caminho das nossas Vidas.

Um grande Olé para todos. Nada de barretes levantados ao Céu, porque estaremos sempre juntos, quando o Sol banhar de luz as arenas douradas das nossas praças, e o silêncio reinar quando o Forcado citar o Toiro.

Foi a última vez que pisei a arena da monumental Celestino Graça. Que Saudade desse dia. António José Zuzarte, Costa da Caparica, 14 de Abril de 2019

One thought on “Última em Santarém

  • 31 de Maio, 2019 at 8:46
    Permalink

    Para mim, os forcados são os grandes heróis da “fiesta” e dignos de admiração pela sua valentia.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest