3650 Km a Pedalar

Uwe Jauer, de 70 anos, percorreu mais de 3690 km para se encontrar na Costa da Caparica com os seus amigos, especialmente Detlef Müller, que faz agora 80 anos.

À partida, em Bielfeld, na Alemanha,o próprio ministro dos negócios estrangeiros alemão se despediu pessoalmente de Uwe, desejando-lhe boa viegam.

Este cometimento tem por objetivo angariar fundos para ajudar as crianças no Iémen “o maior conflito armado do mundo, com o maior surto de cólera da História da humanidade”.

A história do aniversário dos 80 anos de Detlef Müller tornou-se uma cruzada moderna de superação, amizade e bondade.

Detlef (amavelmente conhecido por Müller), residente sazonal da Costa da Caparica há mais de 30 anos, teve profissionalmente um passado ligado à diplomacia entre o seu país Natal, a Alemanha, e Portugal, exercendo funções diplomáticas na embaixada Alemã em Portugal.

Foi enquanto funcionário na embaixada Alemã que a sua paixão por zonas balneares o fez, irremediavelmente segundo o mesmo, apaixonar-se pela Costa da Caparica.

Agora, perto dos seus 80 anos, Detlef quis partilhar, com aqueles de que mais gosta, o seu amor pela nossa terra. Para celebrar não só a efeméride, mas também a beleza da Costa, convidou vários amigos, nomeadamente da sua terra natal, para atenderem ao seu aniversário, a 4 de julho.

A maioria dos seus amigos viajará de avião, contudo, como em qualquer história feliz há algo de superação associado. Esta história cruza-se também, com uma outra narrativa. Uwe Jauer, de 70 anos, um dos amigos convidados por Detlef, aceitou o convite indicando que iria fazer o percurso de bicicleta, “combinando como ponto de encontro o restaurante do Barbas, dia 21 de junho pelas 14h00” como referiram de sorriso rasgado os seus amigos Detlef Muller e Klaus Weichold.

Assim, desde Bielfeld, Alemanha, até Costa da Caparica, Portugal, Uwe planeou ao máximo detalhe a sua viagem, e sozinho se lançou nessa epopeia de percorrer os 3.639 km de distância que separam os dois pontos no mapa.

O facto por si só digno de “Awe” (do inglês, “admiração”) era ainda assim insuficiente para Uwe. Através de uma parceria com uma ONG alemã designada “Deutschland Hilft”, Uwe quis ainda associar ao seu feito a uma causa mais nobre: recolher fundos para auxílio das crianças vítimas da guerra no Yemen.

Como disse o grande poeta germânico Johann Wolfgang Von Goethe: “aquele que vê beleza pode por vezes viajar sozinho”, contudo, como é acessível perceber Uwe chegará para ser bem recebido pelos seus amigos e pela beleza natural da Costa da Caparica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest