CMA Apoia Bombeiros

A Vereadora Francisca Parreira visitou corporações de bombeiros e operacionais envolvidos na proteção da floresta e das praias

A Câmara Municipal de Almada tem apostado fortemente no planeamento e na prevenção dos incêndios florestais e no apoio e proteção dos banhistas antes, durante e após a época balnear.

Exemplo desta aposta é a manutenção dos já existentes Piquetes de Intervenção (PI), com um investimento de anual superior a 564 mil euros, correspondente a uma equipa de PI em cada quartel existente no concelho.

Em 2019, destaca-se a criação das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), ficando assim uma unidade em cada um dos Corpos de Bombeiros (Almada, Cacilhas e Trafaria).

Com a criação das três EIP, o número de equipas de intervenção em permanência no concelho passou de 4 para 7, com um incremento significativo da capacidade de resposta dos três Corpos de Bombeiros.

Este é um investimento total que ascende a mais de 230 mil euros, partilhado entre o Estado e a CMA, sendo a comparticipação municipal no valor de 115 200 euros.

Praias protegidas

O Projeto Praia Protegida permite o apoio ao funcionamento da época balnear, nomeadamente nas áreas não concessionadas e não vigiadas, mas também, sempre que estiveram reunidas condições meteorológicas favoráveis à procura das zonas balneares, fora deste período (primavera e outono).

O Praia Protegida significa para o Município um investimento máximo anual de 70 640 mil euros.

Operação Floresta Segura, Floresta Verde

Paralelamente, a CMA garante o Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais pré posicionado junto à Mata dos Medos, agora nas instalações Militares da Bateria da Raposa, gentilmente cedidas pelo Exército Português, no âmbito da Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2019.

Esta atitude de planeamento visa proporcionar uma melhor condição física e psicológica dos operacionais, enquanto estão vigilantes no território, bem como permite ter uma resposta mais célere em caso de emergência.

Visita da vereadora Francisca Parreira

Na passada quarta-feira, 21 de agosto de 2019, a vereadora com o Pelouro da Proteção Civil na CMA, Francisca Parreira, visitou as corporações de bombeiros de Almada, Cacilhas e Trafaria e contactou com os operacionais envolvidos na Operação Floresta Segura, Floresta Verde e no Projeto Praia Protegida.

A autarca almadense entende que «Almada estará hoje dotada de recursos e instrumentos de gestão que tornam o território mais resiliente e mais resistente não perdendo o enfoque em outros projetos como a Central Municipal de Emergência, a Equipa de Sapadores Florestais e as ações de formação e sensibilização junto da comunidade, processos iniciados em 2019 e que são prioridades definidas para próximo ano».

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest