A Sesta

Neste Alentejo ardente, o calor do sol e o efeito de um óptimo almoço, convida à sesta. Como é bom dormir um pouco, “passar pelas brasas” como também dizem os alentejanos, ajuda muito nestes momentos. Nem é preciso só descansar o corpo, porque o espírito também repousa.

Aqui, como nos mostra a minha foto, foi depois do magnifico almoço em 13 de Julho de 2012, junto da povoação de Cabrela, onde o grande amigo João de Castro Guimarães, tem a sua quinta, junto à bela Vila alentejana, e para onde convidou alguns dos seus amigos. Quem dorme essa pequena sesta é um ilustre ribatejano de Azinhaga do Ribatejo. É meu colega da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, ligeiramente mais antigo do que eu. É famoso no mundo das artes. Pintor e desenhador que tem obra vasta e meritória em temas ligados ao campo. Os toiros e principalmente os cavalos lusitanos, preenchem a maioria dos seus óleos, aguarelas e desenhos magníficos. O seu nome, bem conhecido, é o José Serrão de Faria. Ele não conhece esta foto.

Antes de iniciar esta pequena crónica, pesquisei na Internet algo sobre ele. Ao lado da reprodução dos seus trabalhos de artista tinhamos amigos comuns que ele relembra, e que já partiram. Todos eles passaram pelas Escolas Agricolas, como são os casos dos saudosos, “Balé”, D. José Ataíde, José Zuquette, o grande “Veca”, e tantos outros, e já foram muitos, que embora não estejam fisicamente junto de nós, estão sempre presentes. Poderia juntar a estes quatro muitos mais que no final de 2018, e já em 2019, também nos deixaram, todos eles gente da “Fiesta”: o cavaleiro Joaquim Bastinhas, os fotógrafos Emílio e Chaparreiro, os colegas regentes agrícolas João Boneville Franco e o João Zita Cortes, forcados mais novos que nós, o escalabitano César Marinho, homem das bandarilhas e dos poemas, e tantos outros que peço perdão se os esqueci, mas a memória nem sempre é a melhor, quando os oitenta estão mesmo a chegar. Mas ainda tenho sonhos, projectos que gostaria de cumprir, e espero dormir ainda algumas sestas, no meu Alentejo, ou escutando o mar na Costa da Caparica.

Amigo e colega Serrão de Faria quero agradecer-te a ilustração, com os teus belos desenhos, de uma crónica minha, dedicada ao nosso amigo João Eduardo Cortes, que publiquei no “Novo Burladero”, há uns tempos atrás. Oxalá gostes desta foto, que ainda ninguém conhecia, e que obtive, num dia de sã camaradagem, que o nosso amigo João de Castro Guimarães nos proporcionou no seu cantinho/refúgio tão tipicamente alentejano. António José Zuzarte, Costa da Caparica, 12 de Julho de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest