Plástico à Vista

Com o apoio da Fundação Oceano Azul, da Câmara Municipal de Almada, SMAS Almada e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, o projeto Plástico à Vista participa do Dia Internacional da Limpeza Costeira e Dia Nacional de Limpeza de Praia, no próximo 21 de setembro. Neste dia, grupos, movimentos, associações, ONGs e indivíduos estão convidados a participar da maior ação coletiva no combate à sujeira nas praias do país. 

O Projeto Plástico à Vista, que há quase um ano vem percorrendo centenas de quilómetros trabalhando com escolas, centros sociais, ATLs, bibliotecas, associação de moradores e de pescadores, nos territórios da Trafaria e Costa da Caparica, com um conjunto de ações que alertam para o impacto da poluição plástica nos oceanos e as alterações climáticas em nossas vidas, participa deste movimento promovendo um dia inteiro de atividades ligadas à sensibilização ambiental em parceria com a Associação de Moradores do Bairro do 2º Torrão, o projeto SAI e Age CLDS 3G e Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

A iniciativa começa com uma limpeza monitorizada da praia e dunas do 2º Torrão, na Trafaria. Com a tecnologia social da APLM, voluntários terão à disposição material para o trabalho coletivo no período da manhã, que termina com uma roda de conversa e reflexão mediada pela equipa da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Em seguida, haverá um almoço pic-nic colaborativo para todos os participantes inscritos, seguido de atividades, jogos e brincadeiras com a PAVan – a miniestação itinerante de transformação dos resíduos plásticos, onde participantes de todas as idades aprendem a consumir o plástico de modo ativo e crítico, além de criar um estilo de vida consciente para o futuro do planeta. “Pretendemos promover um profundo entendimento do problema e demonstrar que parte da solução está ao nosso alcance e que cada um de nós pode ser agente ativo na reciclagem e reutilização do plástico”, diz Dolores Papa, fundadora do Plástico à Vista, um cofinanciamento da União Europeia e Camões I.P. no âmbito do Projeto No Planet B – AMI, e gestora de projetos da EDA – Ensaios e Diálogos Associação.

À tarde, o projeto SAI e Age organizará oficinas sobre economia alimentar e uso sustentável dos alimentos, com partilha de saberes sobre a melhor destinação dos resíduos, bem como o

uso adequado do contentor de óleo usado. Juntam-se a iniciativa o Observatório de Literacia Oceânica – OLO, a associação Canto do Curió e os SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios. Além disso, estudos apontam que até 2050, haverá mais plástico que peixes nos mares. Hoje, a proporção é de 1 tonelada de resíduos plásticos para cada 5 toneladas de peixe. Ainda é tempo de mudar e o Projeto Plástico à Vista se orgulha de fazer parte de uma grande corrente mundial de combate à poluição.

Sabemos que somos apenas uma gota neste oceano, mas a onda de transformação já começou. Esperamos você no dia 21! É para todas a família!

Dia Internacional da Limpeza Costeira e Dia Nacional de Limpeza de Praia

> Dia: 21 de setembro de 2019 > Hora: 9:30h

> Ponto de encontro: Associação de Moradores do 2o Torrão (https://goo.gl/maps/sMrAHeJWJqQRiEJR8)

> Sugestões: Roupas confortáveis, calçados seguros e água.

> Inscrições*: 

  • Via internet por meio da ASPEA – www.aspea.org
  • Pessoalmente com o projeto SAI e Age CLDS 3G – secretaria do Centro Social da Trafaria (Av. 25 de Abril 78, 2825-893 Trafaria)

* Para obtenção do seguro é obrigatória a inscrição antecipada.

Saiba mais: 

www.oceanoazulfoundation.org/pt-pt/

www.plasticoavista.pt/ Instagram: plasticoavista / Facebook: plasticoavista

www.facebook.com/pg/CLDS-3G-SAI-e-Age

www.aspea.org 

www.m-almada.pt/ambiente

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest