O Capitão Ventura – O Privilégio da Cultura

A notícia podia ser simplesmente que todos os sábados de junho, (16, 23 e 30 ) pelas 15:30, o Auditório Costa da Caparica terá em cena o espetáculo que aqui foi ensaiado e estreado: As Aventuras e Desventuras do Capitão Ventura e do seu Criado Gijon”, da autoria de João Carracedo.
Mas a notícia é muito mais.

Primeiro, há que dar relevo ao fato do nosso espaço permitir já a elaboração e apresentação de projetos artísticos originais. Coisa que há muito – demasiado – tempo não acontecia na Costa da Caparica.

Segundo, e mais importante ainda, é a evidente e comprovada qualidade do projeto liderado por João Carracedo. A peça – original – que agora se repõe, teve um sucesso estrondoso no Festival Sementes.

Tudo está bem. O texto, a interpretação, o cenário… todos de parabéns!

Ouvimos os maiores elogios de todos quantos assistiram. Curiosamente, existe uma extensa unanimidade no aplauso do desempenho dos artistas, com especial destaque para a jovem atriz que interpreta o papel do criado Gijon, Rafa Santos, que efetivamente brilha com esplendor na representação.

Para olhos mais analíticos, sem desvalorizar a prestação da atriz e das suas colegas, o grande destaque vai para João Carracedo, não apenas por ser autor e encenador – que já não é pouco – e que determina, pela própria estratégia cénica, o destaque da personagem Gijon, mas também pela sua representação e construção do personagem Capitão Ventura, num poderoso exemplo de profissionalismo, com recortes técnicos invulgares, detetáveis, por exemplo, em pormenores tão discretos como a colocação da voz.

É uma honra, um privilégio, a nossa terra poder oferecer ao seu pequeno público um espetáculo de tão elevada qualidade:

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest