Daniel Pennac no Clube de Leitura da Gandaia

O Clube de Leitura da Gandaia reuniu para debater o livro “Como um Romance”, de Daniel Pennac

Os membros do Clube de Leitura da Gandaia voltaram a encontrar-se nas instalações do Centro de Lazer de S. João da Caparica para debater, desta vez, “Como um Romance”, de Daniel Pennac e “A Biblioteca”, de Umberto Eco.

Nuno Bernardo, da Associação Olhares, abriu o debate fazendo uma breve apreciação crítica da obra de Pennac, realçando a sua qualidade não só literária mas também pedagógica, o que conduziu a uma acalorada troca de opiniões entre os presentes.

António Barra apresentou uma visão menos positiva, argumentando que o texto lhe parecera pobre e recheado de lugares-comuns sobre Educação, Pedagogia, Livros, leitores e leitura, etc.

No decorrer da discussão falou-se de políticas de ensino, culturais e outras inadequadamente submetidas ao primado da economia e da rentabilidade.

A outra obra em análise nesta sessão era “A Biblioteca”, de Umberto Eco e Teresa Sales aproveitou para trazer para a conversa a urgência de uma Biblioteca na Costa da Caparica e defendeu que, na impossibilidade de se criar a curto prazo um equipamento municipal de qualidade e com todas as valências necessárias, se podia reintroduzir o velho e saudoso modelo das bibliotecas itinerantes. A unanimidade, neste assunto, foi total.

A conversa estendeu-se por diversos temas, abordando-se depois a questão dos direitos de autor, da pirataria informática na área editorial, mas também nas da música e do cinema. Defendeu-se a necessidade da actualização da legislação neste campo, de forma a distinguir com toda a clareza a verdadeira pirataria com intuitos comerciais, da mera reprodução de conteúdos para utilização própria ou para fins didácticos e de serviço público.

Já pouco faltava para a meia-noite (a reunião teve inicio às 21:00), agendaram-se os próximos encontros no mesmo local e sempre à mesma hora e respectivas leituras que ficaram assim:

3 de Julho, terça-feira – “O Leitor”, de Bernhard Schlimk;

17 de Julho, terça-feira, “A Casa de Papel”, de Carlos Maria Domínguez;

31 de Julho, terça-feira, “Se Numa Noite de Inverno Um Viajante”, de Italo Calvino.

 

Estes Encontros quinzenais são de participação livre e abertos a toda a gente. Apareça quando quiser e será bem-vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest