MANIFESTAÇÃO TRANSPRAIA: Sábado 15 de Setembro (Viagem Grátis)

Não pense duas vezes. É essencial tirar um tempinho na tarde do próximo sábado para ir até à Praia da Riviera, participar na manifestação de defesa do Transpraia. A Gandaia vai estar presente e expressar o seu apoio à iniciativa. Não podemos ficar de braços caídos assistindo à demolição da nossa memória, pedaço a pedaço, sem nenhuma alternativa. O Transpraia sempre foi comprovadamente uma atração turística enquanto teve o seu terminal no centro, junto ao Carolina do Aires onde agora está… nada: O Largo da Tábua.

A Gandaia tem vindo a chamar a atenção para este problema desde o início da sua publicação. Fez uma auscultação pública em fevereiro passado, com 152 votos, 150 dos quais contra o fim do Transpraia e 110 deles defendendo que o trajeto deveria ser expandido até à Trafaria.

Para nós é claro que a mudança do terminal do Transpraia do centro urbano para o local onde se encontra só tem uma classificação: erro. Mesmo com o Metro e a TST no terminal planeado, mas nunca concretizado, o Transpraia tinha que continuar a vir ao centro.

Não temos acesso à resposta oficial da CostaPolis à RTP (ver aqui), mas foram divulgadas duas razões para tirarem o terminal do Transpraia do centro da cidade: Para cumprir o plano e por ser ilegal a ocupação do espaço dunar. Ora é agora claro que o plano estava errado, mas invocar ocupação ilegal do espaço dunar não faz qualquer sentido, pois o troço que foi eliminado, é em grande parte um enchimento de entulho (feito pela CostaPolis) e depois coberto de areia. Nesse cordão dunar a CostaPolis implantou duas fileiras de apoios de praia. Além disso, o Transpraia vai pelo cordão dunar até à Fonte da Telha.

Tal como defendemos anteriormente, estamos a chegar ao momento em que ou o erro é corrigido ou alguém tem de pagar a fatura. Neste caso, quem errou assobia para o lado porque não tem nada a perder, o ordenado é certo.

Porém, para quem paga o prejuízo é muito claro: antes de mais, a empresa Transpraia, que vai à falência, já terá colocado a questão em tribunal e, com sorte, daqui a 10 anos será reposta a justiça. Ou não. No entanto, quem fica muito claramente a perder é a Costa da Caparica que fica sem uma das suas atrações turísticas mais marcantes.

Quem fica a perder, sem apelo nem agravo, sou eu e os leitores, que vemos desaparecer um pedaço da nossa memória, um traço da nossa identidade e, ainda por cima, uma das armas competitivas da nossa comunidade para enfrentar os difíceis tempos que vivemos.

Pois é, restamos nós caros leitores. Temos de ser nós a exigir, com a nossa presença, que o Terminal do Transpraia volte ao centro urbano. Temos de ser nós. Chegou aqui.

P.S. – Aqui para nós, que ninguém nos lê, a verdade é que também não temos estado muito bem na foto. Precisamente porque não temos estado lá.

Assine a Petição aqui. Página de Facebook aqui.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

2 thoughts on “MANIFESTAÇÃO TRANSPRAIA: Sábado 15 de Setembro (Viagem Grátis)

  • 14 de Setembro, 2012 at 14:33
    Permalink

    Como já dito anteriormente, estou noutro lado no dia 15 e não vou estar presente. No entanto, tenho feito o meu melhor em divulgar e chamar atenção as pessoas a minha volta. Espero sinceramente que aparecem muitos, mas tb. há os protestos contra a Troika naquel dia………….Successo!!!!

    Reply
  • 10 de Setembro, 2012 at 18:50
    Permalink

    No dia da concentração, próximo sábado dia 15, é REALMENTE fundamental estar presente.
    Lembro que a viagem no Transpraia nesse dia é gratuita desde que avisem os cobradores que vão para a manifestação. Assinar a petição também é fundamental.
    Até sábado!!!! na praia da Riviera.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest