Praia do Sol, Praia de Ouro, Costa da (e de) Caparica: Agora a sério!

Que ainda haja quem se empenhe em escrever Costa de Caparica, tal como era num passado distante, ou Costa da Caparica, tal como acabou por ficar consagrado na Junta de Freguesia e na toponímia, são discussões que aquecem alguns corações mas já não têm grande significado. Porém, ter os dois orgãos autárquicos a puxar cada um para seu lado, chamando à Costa, uns, a Câmara, Praias de Ouro, outro, a Junta de Freguesia, mantendo-se fiel à tradição, continuando a investir na marca Praia do Sol, deixa o freguês, o munícipe e o cidadão baralhado. Para não falar no turista ou no investidor…

Surpreendentemente, neste verão a Câmara Municipal de Almada decidiu embandeirar a zona do Posto de Turismo (ainda deficientemente sinalizado, sem horário de turismo e com pouquíssimos itens sobre a Costa da Caparica) e também a da entrada da cidade com estandartes onde se anunciavam as Praias de Ouro.

Compreendemos que a Câmara teve boas intenções e que é lamentável que se critique a autarquia por fazer e também por não fazer. No entanto, toda a estratégia do que se convencionou denominar de “branding” assenta na importância (e no custo, e no tempo) de consolidar uma marca junto das comunidades.

Acontece que no inverno passado, e em boa iniciativa, a Junta de Freguesia convidou o designer André Clemente a fazer um trabalho de renovação na comunicação gráfica da nossa terra e, claro, na sua grande marca de sempre: Praia do Sol. O resultado, excelente, é aquele que se mostra acima e que já foi publicado, por exemplo, no cartaz do Concurso de Caldeiradas deste ano.

Nós, que somos fregueses e munícipes e que contribuimos para ambas as instituições, não compreendemos porque razão a Praia do Sol não é assumida pela nossa Câmara Municipal e, assim, também ela, reforçar a marca. Uma marca forte beneficia todos, não só as autarquias, mas todas as instituições, comerciais, associativas… todas.

Uma das pouquíssimas coisas que estão à venda no Posto de Turismo e que têm a ver com a Costa da Caparica é o iman que abaixo mostramos. Só mesmo a Câmara Municipal de Almada se lembraria de legendar “Meia-lua-Almada”. E porém, lá está a Praia do Sol.

Acreditamos que este iman seja uma relíquia de um passado em que a Câmara Municipal de Almada não se sentia confortável com outras identidades dentro do mesmo concelho. Acreditamos que essa fase está a afrastar-se de nós em direção ao passado. Mas para vermos e crermos – que os tempos aconselham todos os cuidados – é preciso que a CMA comece a dar sinais claros de estar disposta a entrar nesta estrada de defesa do bem comum.

Dito isto, nem nos passa pela cabeça que a Junta de Freguesia não disponibilize o excelente material gráfico do André Clemente à Câmara Municipal de forma a também ela puxar pela terra. Em tempos de tantas dificuldades, ver dinheiro mal gasto até dói.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest