Clube de Leitura da Gandaia volta a reunir

O Clube de Leitura da Gandaia voltou a reunir no dia 2 deste mês de Outubro, depois do Verão, com novos membros, novas propostas de leitura e muito entusiasmo.

No início do encontro analisou-se a dinâmica do grupo e foram apresentadas propostas para novas metodologias de funcionamento do Clube. Decidiu-se que futuramente todos os livros lidos e discutidos seriam objecto de recensão, ou crítica, a publicar no Notícias da Gandaia. Foi também lançada para a mesa a questão do Grupo de Teatro que a Gandaia pretende dinamizar e do Cine Clube, que já está em funcionamento, e constituíram-se de imediato dois grupos de trabalho que se propõem dar andamento a ambos os projectos; o primeiro a ser criado de raiz, o outro a precisar do refrescamento de novas ideias e iniciativas.

A obra lida e posta a discussão foi O Leitor, de Bernhard Schlink e suscitou um animado debate entre todos os presentes. Uma obra densa e controversa que aborda o amor, o poder, a crueldade, a ignorância, a solidão, a justiça, a culpa, a inocência, etc.; tendo como pano de fundo uma cidade alemã devastada pela II Guerra Mundial e que não deixou ninguém indiferente, dando origem a leituras diversas e por vezes opostas. Quem viu o filme com o mesmo título, baseado nesta obra do autor alemão, cotejou as diferentes linguagens utilizadas pela literatura na narrativa original e pela abordagem cinematográfica ao romance.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 16 de Outubro, ás 21:00, no sítio do costume: o Centro de Lazer de S. João da Caparica. A obra escolhida foi A Casa de Papel, do autor argentino Carlos Maria Domínguez.

As reuniões do Clube de Leitura são abertas a toda a gente que queira participar, sem discriminação de sexo, habilitações literárias e nível cultural e académico, condição social e económica, opções clubísticas, religiosas e ideológicas e todos serão bem-vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest