Associação Portuguesa da Xávega

LOGOComo é sabido, já aqui publicámos (ver artigo clicando aqui), a Gandaia está a organizar uma reunião de apresentação da Associação Portuguesa da Xávega (APX) à comunidade de pescadores da Costa da Caparica.

Esta reunião terá lugar no Grupo de Amigos da Costa da Caparica, mesmo ao lado do Bairro dos Pescadores, na quarta feira, dia 20 de fevereiro pelas 14:30. Esta iniciativa contou logo com o apoio da Junta de Freguesia, dos dois Sindicatos representativos dos trabalhadores deste setor, das várias forças partidárias e da Câmara Municipal de Almada.

O Presidente da APX, José Manuel Vieira irá apresentar a Associação e falar com os pescadores, esclarecendo dúvidas e conhecer os nossos problemas de forma a reforçar a conjugação de todas as entidades para a defesa e promoção da Arte-Xávega.

O momento difícil que estamos a atravessar e, especialmente a conjuntura legal europeia que se está a desenhar neste setor, apontam claramente para a necessidade de defender a Arte-Xávega pois além de estar a ser atacada, pode muito bem ser extinta.

A defesa da Arte-Xávega passa por um ponto essencial: provar a sua identidade distintiva, histórica e social e provar que este método de arrasto para terra não é comparável com os outros métodos de pesca por arrasto, especialmente, que não apresenta as características ambientais nocivas das restantes.

É neste campo, digamos cultural, que a Gandaia se propõe contribuir, como acréscimo, à defessa e promoção da Arte-Xávega, trabalhando no sentido de produzir conhecimento sobre múltiplos aspetos da Arte-Xávega, da sua história, da realidade social das suas comunidades, do seu papel na fundação da nossa terra e de inúmeras abordagens multidisciplinares ou setoriais que, no seu conjunto, demonstrem que estamos perante um fenómeno patrimonial humano, que se desenvolveu desde tempos imemoriais mas que se pode acompanhar com algum rigor há mais de cinco séculos na faixa litoral portuguesa e há cerca de três na Costa da Caparica.

O projeto, liderado por Mira, de criação de uma plataforma alargada de entidades que venham a concretizar uma Candidatura da Arte-Xávega a Património Imaterial da Humanidade merece o nosso inteiro aplauso e total cooperação.

Esta é realmente a melhor estratégia de defesa e promoção da Arte-Xávega, destacando-a, com o merecido realce, nas suas características e história únicas.

No entanto, apesar da Gandaia se colocar nessa linha de atividades, não se pode alhear da questão específica da pesca, do sustento das famílias dos pescadores. Apesar de não termos as competências nem a vocação para intervir neste domínio, consideramos que a nossa posição será muito simplesmente a de acompanhar e apoiar as reinvindicações dos pescadores e das entidades que os representam, Sindicatos, Associações, etc.

É precisamente essa a vantagem de constituir uma frente mais alargada de entidades que apoiam a Arte-Xávega. Apoiar os pescadores na melhoria das suas condições de vida e de trabalho, integrar a sua faina no conjunto de atividades económicas das suas terras, abrindo-as a outras dinâmicas, nomeadamente culturais e turísticas.

O percurso para constituir uma Candidatura a Património da Humanidade não é fácil nem rápido. Porém, a cada passo que for dado nesse sentido, mais se defende e promove a Arte-Xávega, mais se consolida a sua caracterização e, sobretudo, mais se sensibiliza para a sua importância. E também maior é a força negocial dos Sindicatos e Associações dedicadas mais especificamente a áreas da economia do pescado.

É, por todas estas razões, que a Gandaia considera muito importante que a Arte-Xávega da Costa da Caparica participe nesta Associação de toda a Arte-Xávega. É fundamental criar e reunir todos os instrumentos para este propósito geral de defesa e promoção. Uma Associação representativa de pescadores e companhas de todo o país é um poderoso instrumento de identificação e uma mensagem importantíssima para o Estado Português e para a Comunidade Europeia.

O Sr. Preseidente da APX, Sr. José Manuel Vieira, fez o favor de enviar a documentação da APX, a sua constituição e estatutos de forma a que todos os interessados pudessem consultar. Pode ler aqui os Estatutos da APX.

São estes os Objetivos da Associação Portuguesa de Xávega:

objectivos

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest