O que é A Gandaia?

Narrativa e Projeto.

NARRATIVA:

Nos areais da Costa da Caparica à Trafaria, a gandaia era uma festa.

Logo de crianças percorríamos a beira mar no “acha”, para encontrar algo que fizesse sentido para nós: Um boneco mutilado em guerras distantes, um pedaço de pau que servia mesmo bem para…
A gandaia era uma vida onde o acaso fazia sentido. Onde a realidade era construída aceitando o que o mar nos trazia.

Esta nossa Gandaia é uma aposta na construção de uma realidade comunitária litoral, a nossa, da Trafaria à Lagoa de Albufeira, que integre as pessoas, as suas interações e as delas com o território e o ambiente.

Por mais que desejemos planear e ordenar, não controlamos o devir. Há sempre o acaso, aquilo que a maré dos dias nos traz. Mas podemos fortalecer os laços que nos unem, podemos encontrar em nós soluções que neste momento nem sequer imaginamos, porque não somos apenas um conjunto de indivíduos, somos também uma comunidade.

Por outro lado, ao contrário do que muitos pensam, a verdade é que a realidade como nós a vivemos é largamente construída por nós próprios. Quanto mais sólida e organizada é a comunidade, mais rica é a sua realidade. Quanto mais diversidade abarcar, também mais rica será a sua realidade.

A Gandaia é um grupo de caparicanos que se move com esse objetivo de enriquecimento da nossa comunidade, mas baseando-se no respeito pelas opções dos indivíduos.

A Gandaia tem o seu epicentro de dinamização sociocultural no Auditório Costa da Caparica e neste Notícias da Gandaia, desejando o estabelecimento de sinergias positivas entre a comunidade, aprofundando e consolidando o seu tecido.

A Gandaia respeita todas as outras entidades e não quer tomar o lugar de nenhuma. Propõe-se ADICIONAR iniciativas quando considera que estas façam falta, mas também ajudar nas iniciativas de outros. Estamos prontos a colaborar em todos os projetos que considerarmos positivos para a comunidade e também para solicitar colaboração para as nossas iniciativas.
Todos, não somos demais, pelo contrário.

Falta referir um aspeto essencial e basilar: A Gandaia não se inscreve em qualquer quadro político-partidário, nem nas respetivas dinâmicas eleitorais. Não se trata – de forma alguma – de uma recusa ideológica, pelo contrário, respeitamos todos os agentes político-partidários, assim como os partidos, como realidades fundamentais para o exercício democrático. Nem qualquer crítica generalizada aos políticos, os quais também respeitamos como realidades fundamentais para o exercício democrático. No entanto, e muito simplesmente, a atividade da Gandaia nada tem a ver com essas atividades. O nosso objetivo centra-se na cultura e na dinâmica comunitária.

Esperamos que o nosso trabalho favoreça todos os políticos e todas as forças partidárias uma vez que todos contribuimos para o bem comum.

Por outro lado, no nosso entender, não há qualquer confusão entre os orgãos autárquicos e as forças políticas que os gerem. Os orgãos autárquicos – a Junta ou a Câmara – são instituições de todos, são a nossa Junta e a nossa Câmara, independentemente dos partidos que governam agora, ou os que governarão amanhã, quaisquer que sejam. A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal continuam a ser as mesmas: as nossas.

 

PROJETO

Numa abordagem mais analítica e também mais explícita, convidamos os interessados a consultarem o nosso Projeto em formato pdf.

PROJETO GANDAIA.

 

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest