Vestígios da Iluminação Pública do Passado

Travessa

PlacaA Travessa do Padre Baltazar é um daqueles recantos da Costa da Caparica que nem todos conhecem e, no olhar mais despreocupado, não identifica a sua riqueza na evocação do passado. Apesar do edifício em muito mau estado de conservação que se pode ver em frente na foto, podemos também ver outros que são conservados com todo o carinho e alguns, como acreditamos ser este um deles, demonstrando a evolução arquitetónica a partir dos palheiros originais. Mas relativamente a essas construções vernáculas falaremos noutra altura.

Aquilo que nos traz hoje aqui foi uma pista oferecida pelo nosso amigo João Manuel, artista local, que nos havia já referido a existência de um Meia-Lua original e sobre o qual fizemos um artigo há tempos (pode lê-lo aqui). Desta vez, a pista era a existência de um suporte da antiga iluminação a gás.

Consola2A Gandaia lá foi e realmente lá estava o suporte, como podemos ver na foto à esquerda. Porém, não nos parece ser de iluminação a gás, mas anterior a ela, talvez a óleo de baleia, parafina ou azeite…

Infelizmente, não temos na Gandaia ninguém capaz de poder apurar a verdade histórica dessa iluminação antiga, pelo que pedimos aos nossos ilustres leitores a sua preciosa ajuda: haverá alguém que possa iluminar esta questão?

Naturalmente que fizemos a nossa pequena investigação, consultamos o site do Museu da Eletricidade, encontrando uma página (que pode consultar clicando aqui). Nesta página, referente apenas a Lisboa, aprendemos que este suporte se chama “consola” e determinará que não se trata de iluminação a gás mas anterior a ela.

Enfim, fica a curiosidade, fica também o desafio: quem quer esclarecer?

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest