Ouvir o Mar…

Nir AdinUm dos muitos amigos estrangeiros da Gandaia, Nir Adin, Israelita a quem, por amizade chamamos de “o nosso judeu errante”, visto dificilmente estar um mês inteiro num mesmo sítio, enviou-nos uma mensagem sobre as suas presentes atividades que, pelo seu interesse e até pela possibilidade de cooperação, resolvemos aqui dar notícia.

Ora o amigo Nir está neste momento a desenvolver um projeto denominado S.E.A. que se destina a ouvir o mar, que é uma das formas de lhe dar mais – e merecida – atenção. Para tanto, uma embarcação preparada convenientemente com sistemas de levantamento topográfico, nomeadamente através de sonar / eco de forma a mapear o leito marinho, produzindo informação digital sobre esse território, que é parte da nossa história, apesar de não visível, incluindo os peixes e seus movimentos e migrações, informação essa que, por sua vez, será convertida num mapa musical, trabalhado por uma equipa que, além dos técnicos e músicos, terá também o contributo de outros artistas e filósofos.

Será uma forma de nos relacionarmos, através dos sentidos, com uma realidade que, só aparentemente, não está diretamente ligada à nossa perceção direta.

Aguardemos para ver… e ouvir!

Uma das promessas de Nir Adin, ainda não cumprida, infelizmente, foi de criar pontes entre nós e outras comunidades de Arte-Xávega no outro lado do Mediterrâneo. Ainda não aconteceu, ainda não chegou o seu tempo…

Nir Adin explora diversas áreas, digamos, não convencionais, da saúde ao movimento. Pode ver o seu website clicando aqui.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest