O Programa 21 Toneladas

projeto270A agricultura familiar é uma das pedras basilares para reconectar  as pessoas com os ciclos naturais. Com um papel importante em várias matérias representa hoje um dos modos mais práticos de combate às Alterações Climáticas, contribuindo para a preservação da água, para a biodiversidade e para uma alimentação isenta de químicos sintéticos.

O ” Programa 21 Toneladas” visa possibilitar a todos aqueles que assim desejam ligar-se a um modo de produzir alimento baseado nos ciclos naturais.

Sedeado numa parcela de agricultura familiar na Costa da Caparica com certa de 0,5 hectares,  o Projecto 270  pretende-se dinamizar todo um ciclo de vida que é intrínseco a agricultura familiar através da transformação de resíduos orgânicos da comunidade envolvente em composto e posteriormente em alimentos.

Através da compreensão dos ciclos naturais e na interacção que podemos ter com eles no dia a dia tendo uma melhoria de qualidade de vida. Ao mesmo tempo que no caso especifico da Costa da Caparica contribuir para reconstrução ecológica local.

O caminho será conseguir chegar às 21 toneladas de matéria orgânica através das possibilidades que se conseguem através das ligações com as actividades sócio-economicas  da freguesia:

  • A pesca artesanal
  • Estabelecimentos de ensino.
  • O comércio e a restauração.
  • As pessoas em geral da freguesia e seus visitantes

O sistema de recolha será construído com os interessados de forma a possibilitar a integração de todos na resolução de vários problemas que nos tocam e sermos agentes de transformação para uma paisagem cada vez mais rica.

Dentro deste programa serão desenvolvidos várias actividades de forma dar a conhecer esta paisagem nova que surge na Costa da Caparica.

Pode consultar a página do Projeto 270 clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest