Arte-Xávega de LUTO

LutoXavega2Dois pescadores, de 66 e 43 anos, faleceram, tudo indica por afogamento, a Sul da praia do Furadouro, Ovar, quando o barco da xávega onde seguiam naufragou junto à costa na segunda saída para o mar, cerca das 7:15.

Os três restantes tripulantes, que seguiam oficialmente a bordo, foram socorridos ainda em mar por outro barco da pesca local que estava nas proximidades e chegaram a terra com ferimentos ligeiros, sendo assistidos no local pelo INEM.

Segundo informação do comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, a embarcação típica de pesca artesanal “Jovem”, de oito metros, terá sido atingida por “um golpe fortíssimo de mar”.

Na altura, as condições marítimas eram, no entanto, tidas como “perfeitamente normais para a pesca”, com  ondulação de metro e meio a dois metros e vento fraco ou inexistente”.

Segundo João Fonseca, arrais, 52 anos, há trinta a trabalhar na xávega, que se encontrava a bordo, o “barco foi apanhado por duas vagas perdidas e encheu de água a 150 metros da praia. Não virou, afundou. Fomos cuspidos”. A embarcação acabaria por ser arrastada para junto de terra pela maré e depois retirada por tractores.

Uma embarcação de pesca local, que estava nas imediações, com dois pescadores, um deles irmão do mestre do “Jovem”, socorreu os naufragos, um dos quais ainda conseguiria saiu pelo seu pé, com ajuda de um cabo. “Foi a nossa sorte, cortou a rede e veio ter connosco”, disse.

O município local está a dar apoio às famílias enlutadas. As vítimas eram residentes em Cortegaça e Ovar, deixando viúvas e filhos.

Um naufrágio junto à costa com outro barco da xávega, na vizinha praia da Torreira, concelho da Murrosa, em 2005,  causou a morte de um pescador.
O ano passado, outra embarcação do género, que pesca por arrasto, virou-se em Mira sem vítimas.

Ler artigo original no Notícias de Aveiro, clicando aqui.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest