Caracterização da Habitação no Concelho de Almada

Continuando a tentar oferecer dados para termos um conhecimento mais detalhado sobre quem somos, aqui está mais um contributo, desta vez sobre alojamentos e seus residentes, tal como prometido no anterior artigo apenas sobre a nossa freguesia da Costa da Caparica (clique aqui para ver), agora ampliamos o acesso aos dados sobre habitação – e possibilidades de comparação – a todo o Concelho de Almada, de 1945 ao último Censo de 2011.

Mais uma vez insitimos em oferecer os dados, com algum tratamento, logo já informação, mas sem os converter numa leitura específica, mantendo a “mensagem” aberta a cada um dos leitores do Notícias da Gandaia. Não é a leitura de ninguém em especial, que necessariamente iria eleger alguns dados e esbater outros de forma a construir a sua interpretação. A nossa opção é fornecer o interface que permita a todos construir a sua própria informação, a sua narrativa mas, sobretudo, fornecer os instrumentos necessários para que conheçamos a realidade em que nos inserimos, a nossa comunidade, o nosso território.

Como se pode ver, os dados continuam a estar organizados em 6 quadros que se podem escolher no topo do artigo, mas agora disponibilizando muito mais informação: Alojamentos, Famílias, Área útil, Edifícios, Conservação e, finalmente, um pequeno Glossário para definir alguns conceitos expressos nos outros quadros.

Convém esquecer que estes quadros não são fixos, existem várias opções que o leitor pode fazer, sem esquecer que passando com o ponteiro do rato por cima dos gráficos podemos obter maior detalhe da informação.

Se assim se desejar é ainda possível efectuar o download dos dados, obter uma imagem da vista escolhida, ou ainda um ficheiro PDF de um ou de vários quadros.

Atenção, demora um pouco a carregar a informação. É só preciso esperar um pouco…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest