As Casas de Adobe na Costa de Caparica

adobe1Fica aqui como documento, um dos derradeiros exemplares de casas construídas em adobe na Costa de Caparica, a viver os últimos dias da sua existência, não faltando certamente muito tempo para ficar reduzida a um monte de escombros.

Situada na Rua das Flores, número 10, a casa que se vê ao lado, levantada segundo esta técnica de construção, apresenta hoje sinais evidentes da passagem dos anos, não se sabe ao certo quantos, mas certamente mais de cem. Na verdade, as espessas paredes exteriores, em parte privadas da camada de reboco que as protegia das agressões atmosféricas, em particular das chuvas, foram-se inclinando pouco a pouco e já começaram a ruir. Da observação dos fragmentos agora visíveis, podemos verificar que as paredes exteriores rondavam os 35 cm e eram constituídas por blocos de adobe, unidos com uma argamassa de cal e areia, cobertos por uma camada de reboco também de cal e areia e exteriormente caiados com uma calda de cal e sebo.

Pela cor dos blocos assim como por uma questão de facilidade de acesso, podemos certamente prever que o barro utilizado era proveniente da arriba fóssil; e uma vez que o adobe constituía um material construtivo barato permitindo um desempenho bastante eficiente deixando a casa mais fresca durante o verão e aquecendo mais facilmente no inverno, poderá ter sido bastante utilizado localmente – o que não conseguimos comprovar.

Será que alguém mais conhecedor nos poderá ajudar a esclarecer as dúvidas que temos sobre este tema?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest