Não são Andorinhas, São Andorinhões

Apus_apus_cm01As andorinhas da Costa da Caparica, muito maiores do que as andorinhas a que estamos habituados e sem o seu característico peito branco, não são andorinhas, mas sim andorinhões, uma espécie completamente diferente.

Conforme podemos ver na Wikipédia (clique aqui) “Apodidae é uma família de aves apodiformes, constituída pelas 92 espécies conhecidas de andorinhões, taperaçus, taperás, guilros e rabos-espinhosos, classificadas em 19 géneros. Apesar das semelhanças morfológicas e no nome vulgar, os andorinhões não são próximos das andorinhas, que pertencem à família Hirundinidae (Passeriformes). A semelhança superficial deve-se a um fenómeno de evolução convergente para o nicho ecológico que ambos os grupos ocupam.”SwiftletBirdNests

Não somos especialistas, mas atendendo à sua presença distribuida por vários locais do território português, os nossos andorinhões devem ser o Apus-Apus, o Andorinhão negro.

Não fique triste por ter sempre chamado andorinha, ao que afinal é um espécime completamente diferente. Ao que tudo indica, toda a Ásia, especialmente a gastronomia chinesa, na sua famosa sopa de ninhos de andorinha, afinal, usa os ninhos de andorinhões, que são feitos exclusivamente com a sua saliva. Sua, deles, bem entendido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest