Exposição de cerâmica de Eugénia Morão

EugeniaMorao_01No dia 11 de Julho vai ser inaugurada, no Espaço Gandaia, no foyer do Auditório Costa da Caparica, sito no Centro Comercial O Pescador, na Costa da Caparica, uma exposição de cerâmica da autoria de Eugénia Morão.

Eugénia Morão natural da Covilhã, vive há largos anos na freguesia do Pragal, concelho de Almada, é licenciada em filologia germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Eugénia Morão é uma mulher de interesses diversificados, que vão da leitura assídua de literatura, jornais de referência, história, filosofia, teoria da arte, não esquecendo as teorias feministas. Relativamente ao feminismo, é membro do Conselho Consultivo do Centro de Documentação e Arquivo Feminista da UMAR, no qual faz voluntariado.

Assumindo-se sempre como autodidata A sua obra multifacetada, vai da pintura ao desenho, da gravura à cerâmica.

Tecnicamente privilegia a cerâmica, Cerâmica esta, que aponta para uma vivência particular, onde convergem várias influências de artistas plásticos de referência, ou de movimentos artísticos – é o caso da série As meninas, baseado na pintura do mesmo nome de Velasquez; ou nos vermelhos e pretos que remetem para o Construtivismo Russo. Outra influência que subjaz na sua obra, é o da gravura e da cerâmica oriental.

Eugénia Morão tem participado com obras em exposições colectivas – na faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Oficina das Artes em Almada (2011), no Solar dos Zagalos (2012), entre outros. Participou no Leilão de Obras de Arte do Arsenal do Alfeite, Evocar a História e Lutar pelo Futuro, em 2008 e no leilão de Obras de Arte do Centro de Cultura e Intervenção Feminista da UMAR, em 2011.

De suave trato, estamos em presença de uma mulher de grande generosidade, atenta aos problemas sociais e culturais neste concelho.

Teresa Sales

Costa da Caparica 9 de Julho de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest