Entrevistas da Gandaia aos candidatos às Autarquias

panoramaTal como estava a ser processado no âmbito da “Agenda Política dos Caparicanos” (ler clicando aqui), em que os cidadãos foram indicando os temas que mais os preocupavam e gostariam de ver debatidos pelos candidatos àos orgãos autárquicos, nomeadamente a Câmara Municipal de Almada e a Junta de freguesia da Costa da Caparica, a Gandaia foi recolhendo essas participações, quer nos comentários ao artigo aqui publicado, quer nas nossas Reuniões Abertas, acabando por coligir todo esse material em “Uma dúzia de questões da Costa da Caparica aos candidatos às eleições autárquicas de 2013″.

O Notícias da Gandaia pede desde já desculpas aos que acharem que as suas questões ou temáticas não foram suficientemente exploradas, porém, mesmo assim, esta dúzia de perguntas constitui já um extenso questionário.

Elaboradas as questões, o Notícias da Gandaia contactou todos os candidatos e enviou-as, solicitando a resposta até ao próximo dia 3 de setembro. Não serão publicadas quaisquer respostas antes dessa data de forma a permitir a todos que elaborem as suas respostas sem terem conhecimento das respostas dos outros, mantendo, assim, a igualdade de oportunidades entre todos os candidatos.

Recebemos já de alguns candidatos o seu apoio e a promessa de  resposta.

As questões apresentadas foram:

Uma dúzia de questões da Costa da Caparica aos candidatos às eleições autárquicas de 2013.

  1. Qual a posição em relação ao CostaPolis? Nomeadamente quanto às alterações solicitadas pela população: o Terminal do Transpraia no Centro da Cidade, o Largo da Tábua com nova configuração e sua usabilidade (incluindo o Terminal), o pavimento da Rua dos Pescadores (por ex. calçada portuguesa), reordenamento do Largo da Liberdade, arborização do meio urbano, Bairro do Campo da Bola, parques de Campismo, etc.
  2. A erosão costeira e a alimentação de areia nas praias. Sem areia não há praias, sem praias não há turismo e a própria cidade perde as suas defesas naturais. Está disponível para combater mais construção pesada na Costa da Caparica, defender as dunas e alimentar as praias de areia?
  3. Qual a sua posição em relação aos bairros clandestinos nas Terras da Costa?
  4. Qual a sua posição em relação ao terminal de contentores na Trafaria?
  5. Qual a sua posição em relação aos acessos à Costa, seja na rede viária, seja na rede de transportes, nomeadamente:
  • Metro Sul do Tejo?
  • Serviço da TST, nada que as autarquias possam fazer?
  • Nó de acesso à A2?
  • Mais estradas para a Fonte da Telha?
  • Estacionamento e parquímetros? Disponível para as verbas dos parques e parquímetros da Costa se destinarem à Costa?

6. Segurança. Na cidade, nas praias e nos estacionamentos. O que considera que as autarquias podem fazer?

7.Higiene e Saneamento. Como pensa lidar com as questões sazonais? Planeia limpar as praias? Com que periodicidade e sazonalidade?

8. Qual o plano de reforço do lazer na Costa da Caparica? Percurso de Manutenção no Paredão? Grande parque Infantil? “Half Pipe” e parede de escalada?Programa de animação? Feiras? Concertos e Festivais? E para o crescente fenómeno do Surf, que estratégia?

9. Como pensa apoiar a Cultura na Costa da Caparica? Nada, tudo em Almada? Apoiar as iniciativas locais como a Gandaia? Como pensa apoiar e divulgar a cultura local, como a Arte-Xávega (palheiros, meia-lua, etc.).

10. Construção de Infra-estruturas:

  • Centro Comunitário/Lar
  • Biblioteca
  • Museu
  • Piscina
  • Notariado
  • Centro de emprego

11.Planeia incrementar a promoção do uso da bicicleta, nomeadamente pela disponibilização deste tipo de veículos em regime de aluguer ou de cedência temporária, construção de ciclovias, locais de parqueamento de bicicletas, nomeadamente nas praias?

12.Tem medidas que promovam a interação entre o turismo e as atividades historicamente presentes na freguesia, como por exemplo a pesca e a agricultura? Medidas que protejam essas atividades na ótica da sustentabilidade, por exemplo, promovendo a agricultura sem químicos relacionando-a com as cantinas escolares?

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest