História do Convento dos Capuchos em exposição

ConventoCapuchosMostra permanente com entrada gratuita está aberta ao público no convento franciscano dos Capuchos, na Costa da Caparica.

A exposição documental «O Convento dos Capuchos: vida, memória e identidade» dá a conhecer as várias etapas por que passou este espaço, “desde a sua construção, abandono, degradação até à requalificação”, refere João Luís Fontes, comissário científico da exposição.

Localizado na área da paisagem protegida da arriba fóssil da Costa de Caparica, o edifício conta com 455 anos “de uma história riquíssima” que começa quando “Lourenço Pires de Távora mandou erguer, em 1558, o convento para alojar uma comunidade religiosa de frades arrábidos vinda da Quinta da Conceição, em Murfacém na Trafaria”, explica em declarações à ECCLESIA.

Aberta ao público na Costa da Caparica

O monumento, como é apanágio da Ordem de São Francisco, é caracterizado pela “sua simplicidade e pobreza dos materiais e das linhas arquitetónicas” expressando aquilo que era uma “vivência que andava muito entre os tempos de oração e os tempos de silêncio e de meditação pessoal”, dá conta João Luís Fontes.

Na fachada do convento estão representados os símbolos da Ordem Franciscana, bem como o escudo das armas dos Távoras da Caparica.

Estes são elementos que, segundo o comissário científico da mostra, dão início à exposição documental de forma a “relembrar como é a conjugação destas duas dimesões: esta forma de vida franciscana e o patrocínio dos Távoras que permite o aparecimento do convento”.

Dividida em três núcleos, a exposição começa com uma componente multimédia onde os visitantes podem conhecer “a história desta casa religiosa de frades franciscanos ligados a uma reforma dentro da ordem e desde o século XVI pertencendo à província da Arrábida”.

“A recuperação do edifício e a própria descoberta do mesmo como testemunho histórico de espaços monásticos, tendo como exemplo a capela e o claustro do convento” é o mote para o segundo núcleo da mostra.

Depois da extinção das ordens religiosas em 1834, o convento dos Capuchos passou “por um período de abandono levando o edifício a uma grande ruína até ser adquirido pela Câmara Municipal de Almada em 1950”, avança o historiador.

O terceiro e último núcleo retrata por isso “as vivências que aconteceram desde 1950 até ao presente neste antigo espaço conventual”.

Já no ano de 2000 o município promoveu uma requalificação do imóvel tentado “restituí-lo a uma traça o mais próxima possível daquilo que era o convento.”

Desde então o Convento dos Capuchos da Caparica agrega várias iniciativas culturais e sociais “que pretendem envolver a população local” como foi o caso do festival de música dos capuchos que, na opinião de João Luís Fontes, “veio mostrar como este convento podia ser um espaço de grande impacto em termos da oferta de propostas culturais, especialmente àquelas ligadas à música”.

O Convento dos Capuchos, considerado como um dos mais belos e românticos monumentos de Almada fica situado no lugar de Outeiro do Funchal, na Costa da Caparica.

Leia o artigo original clicando aqui.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest