Lista Independente: Candidatura à Junta – Bruno Coimbra

Bruno Coimbra 350CurriculoQual a posição em relação ao CostaPolis? Nomeadamente quanto às alterações solicitadas pela população: o Terminal do Transpraia no Centro da Cidade, o Largo da Tábua com nova configuração e sua usabilidade (incluindo o Terminal), o pavimento da Rua dos Pescadores (por ex. calçada portuguesa), reordenamento do Largo da Liberdade, arborização do meio urbano, Bairro do Campo da Bola, parques de Campismo, etc.

A CostaPolis, bandeira governamental com a parceria da Câmara de Almada criou infraestruturas que tinham como objectivo melhorar a imagem da zona costeira, melhorando as instalações e por conseguinte oferecer melhores condições de vida aos residentes e aos que nos visitam. Acontece que foram criados espaços obsoletos e de utilização pública duvidosa. O que iremos fazer, dentro da nossa área de competência?

Vamos levar junto da opinião pública o que se passa através de órgãos de comunicação social, e forçar o governo a assumir publicamente responsabilidades e compensar os caparicanos por todas as falsas promessas.

Relativamente aos outros itens somos de acordo que é preciso revitalizar a rua dos pescadores, o reordenamento de algumas zonas mas para tal é preciso dinheiro. E relativamente a isso e porque não queremos fazer o que todos os outros fazem que é prometer e nunca cumprir, informamos de que já contactamos o actual executivo da junta no sentido de perceber que orçamento existe e igualmente ver as contas do ano económico e ainda não obtivemos qualquer resposta.

A erosão costeira e a alimentação de areia nas praias. Sem areia não há praias, sem praias não há turismo e a própria cidade perde as suas defesas naturais. Está disponível para combater mais construção pesada na Costa da Caparica, defender as dunas e alimentar as praias de areia?

Dentro das competências que são inerentes a uma Junta de Freguesia, claro que todos os esforços serão feitos no sentido de pressionar a CMA a tomar uma posição séria sobre esta matéria.

Qual a sua posição em relação aos bairros clandestinos nas Terras da Costa?

Em 2009 o Sr. Dr. António Neves, Presidente da Junta de Freguesia da Costa deu uma entrevista dizendo:

«Temos que fazer esta coisa com princípio meio e fim porque somos todos portugueses. Há gente [na Costa da Caparica] que vive mal, que não tem casa para morar, e ninguém lhes dá casa, e têm filhos, e vivem na miséria», argumentou.

Defendeu, «temos que ter cuidado com esta política de construção atrás de construção e denunciar quem prevarica».

A este respeito o Gabinete de Imprensa da Câmara esclareceu:

«estão previstos, no âmbito do programa Polis, realojamentos para as situações constantes no recenseamento efetuado e periodicamente verificado pelos serviços».

A câmara considerou ainda que «os realojamentos previstos reforçam a necessidade de execução do programa Polis até ao fim».

Sendo que é do conhecimento geral que o programa Polis termina em dezembro de 2013, e verbas já não existem, pergunto:

Mediante a atual conjuntura financeira do país consideram os Srs. eleitores que uma lista independente tem poder para fazer uma promessa que foge das suas competências? Alguma força política o poderá fazer?

Se nem a CMA nem a Junta nos últimos 4 anos nada fizeram a não ser fazer promessas, vamos nós copiar os seus erros?

Onde foi empregue as verbas destinadas a este apoio social? Quem pediu responsabilidades e a quem?

Qual a sua posição em relação ao terminal de contentores na Trafaria?

Segundo informações recolhidas “não existem estudos ambientais para as consequências que possam vir a decorrer, em toda a área estuarina e à frente de praias atlânticas, devido à enorme massa de aterro junto à saída do estuário do Tejo”.

Este projeto vai garantidamente destruir as praias da Costa da Caparica, bem como abrandar o desenvolvimento do Concelho. Este projeto conta ainda com a construção de uma ligação ferroviária que atravessa a arriba fóssil da Caparica, classificada como área protegida.

É preciso levarem a cabo a criação de um terminal de contentores para os nossos governantes desenvolverem a rede ferroviária que liga a Costa? Há anos que se luta para um melhoramento no acesso à Costa, uma vez que durante o período de verão a afluência de banhistas triplica.

Faremos tudo o que tiver ao nosso alcance para impedir e estou convicto de que TODOS JUNTOS conseguiremos.

Qual a sua posição em relação aos acessos à Costa, seja na rede viária, seja na rede de transportes, nomeadamente:

  1. a.      Metro Sul do Tejo?
    b.      Serviço da TST, nada que as autarquias possam fazer?

Das propostas a apresentar pela nossa lista, estão previstos contatos com as diferentes entidades, competentes para dar solução a esta matéria.

       c.       Nó de acesso à A2?

Do conhecimento que dispomos sobre a matéria tudo é uma questão de dinheiro.

O governo tem todas as obras públicas paradas dada a actual conjuntura, caso contrário um acesso desta natureza não nos parece nada de transcendente. Haja vontade.

       d.      Mais estradas para a Fonte da Telha?

Precisamos de um melhoramento da via rodoviária ao nível do asfalto para a Fonte da Telha, construção de infraestruturas ao nível do saneamento básico e construção de passeios. Não precisamos de mais estradas, precisamos de preservar a riqueza natural e preservar o que temos.

  1. e.       Estacionamento e parquímetros? Disponível para as verbas dos parques e parquímetros da Costa se destinar à Costa?

Se for eleito irei encetar reuniões com a ECALMA e a CMA no sentido de perceber que verbas poderão ser afectas ao orçamento da junta para potenciar o crescimento económico.

Segurança. Na cidade, nas praias e nos estacionamentos. O que considera que as autarquias podem fazer?

Maior policiamento, competência do Comando da GNR em consonância com o Ministério da tutela.

Higiene e Saneamento. Como pensa lidar com as questões sazonais? Planeia limpar as praias? Com que periodicidade e sazonalidade?

Mais programas de voluntariado, principalmente jovens e em períodos de interrupções letivas.

Qual o plano de reforço do lazer na Costa da Caparica? Percurso de Manutenção no Paredão? Grande parque Infantil? “Half Pipe” e parede de escalada? Programa de animação? Feiras? Concertos e Festivais? E para o crescente fenómeno do Surf, que estratégia?

Consta do nosso programa de propostas a criação de mais centros de dia/lazer, lar de idosos com a ajuda da CMA e outras entidades parceiras competentes.

A criação de eventos (festivais musica, festivais culturais, etc) são propostas já apresentadas por nós no passado dia 31/08/2013.

Mais propostas serão reveladas no debate que se avizinha com todos os candidatos.

Como pensa apoiar a Cultura na Costa da Caparica? Nada, tudo em Almada? Apoiar as iniciativas locais como a Gandaia? Como pensa apoiar e divulgar a cultura local, como a Arte-Xávega (palheiros, meia-lua, etc

A cultura faz parte da identidade de qualquer cidade, local ou mesmo cidadão. Preservar e divulgar o que de bom se faz aqui é para nós um ponto fulcral e que merece ser desenvolvido, através de actividades que promovam a Arte-Xávega com workshops dinamizados pelos próprios e mesmo a criação de um espaço etnográfico onde estivessem plasmadas todas as artes presentes na freguesia. Outro aspecto é apoiar incondicionalmente todas as associações e colectividades da freguesia no sentido de divulgar a cultura local, colocando assim a Costa no roteiro de locais a visitar.

Construção de Infra-estruturas:

a) Centro Comunitário/Lar

b) Biblioteca

c) Museu

d) Piscina

e) Notariado

f) Centro de emprego

A pergunta é pertinente. Remeteremos a resposta para a nossa sessão de esclarecimentos à população nas instalações da Gandaia no próximo dia 17 mas frisamos todas as propostas são exequíveis sendo possível o estabelecimento de parcerias na dinamização dos espaços devolutos existentes.

 

 

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest