ESPECIAL AUTÁRQUICAS 2013

By  | 5 de Setembro, 2013 | 2 Comments | Filed under: ELEIÇÔES CMA, ELEIÇÔES Junta, Notícias

BP 250A Gandaia sempre foi clara na sua missão cultural e comunitária, defendendo um conceito abrangente – antropológico – de cultura. É nosso propósito aprofundar a consciência da comunidade em que nos inserimos. É nosso propósito o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade e do território em que habitamos. Para a prossecução destes objetivos, é fundamental ter consciência do nosso papel, das diversas ideias, ideologias e projetos que estão no terreno. Pluralismo, respeito pelas opiniões diferentes da nossa, respeito pelas opções de cada um. Mas dando oportunidade a todos de as expressarem, de escolherem o que muito bem entenderem.

A Gandaia também foi sempre clara no domínio político-partidário: Não temos opções. Não temos atividade nesse domínio. Porém, ao contrário do que infelizmente se tem visto, somos a favor dos partidos pois sem eles não há democracia. Por outro lado, a democracia não se esgota nos partidos, nem no voto. Sempre afirmámos essencial que todos os partidos apresentem os seus projetos e que eles conheçam o mais amplo debate público. Como não achamos que a democracia se restrinja aos partidos, também os cidadãos e as candidaturas cívicas devem ter todo o respeito tal como os partidos e verem as suas ideias e propostas debatidas a par de todos os outros.

Uma vez que a Gandaia não é candidata à administração das instituições autárquicas, à gestão do bem público, só tem de agradecer a quem se propõe fazê-lo: Bem Hajam, ainda bem que existem!

Dito isto, nada retira o nosso direito de criticar ou melhor, de olhar de forma crítica quer a ação quer os programas que se apresentam.

Por todas estas razões, a Gandaia considera que cumpre o seu papel, os seus objetivos, proporcionando as melhores condições de que dispõe para que se debatam as ideias, se conheçam e escrutinem os candidatos que iremos escolher no próximo dia 29 de setembro. Não compete à Gandaia escolher, isso é competência individual, pessoal e intransmissível de cada cidadão, na sua consciência, expressa no seu voto. Compete-nos sim colocar os nossos meios à disposição dos candidatos e das candidaturas para exporem os seus programas, para debaterem as suas ideias e as apresentarem à comunidade.

Foi precisamente isso que a Gandaia fez.

Temos um Auditório – o Auditório Costa da Caparica – e respetivas competências técnicas, que colocámos à disposição para um debate/Sessão de Esclarecimento com todos os candidatos, que se realizará no próximo dia 12, quinta feira, pelas 21 horas. Temos também o Notícias da Gandaia, que igualmente colocámos à disposição, oferecendo acesso livre e direto a todas as candidaturas, através da sua plataforma informática, de forma a publicarem todo o material de campanha que entenderem. Pela mesma razão, o Notícias e a Gandaia, conduziram também, ao longo dos últimos meses um processo de consulta e construção pública de uma entrevista a todos os candidatos – à Câmara e à Freguesia – que hoje publicamos.

Fica à disposição da comunidade, além das respostas à entrevista, o currículo e as fotos, assim como os textos que as candidaturas decidirem publicar, fornecendo o máximo de informação aos cidadãos para que, no diálogo íntimo com a sua consciência, possam exercer os seus direitos cívicos e afirmarem as suas opções através do voto, no próximo dia 29.

Antes, como referimos, terão ainda oportunidade de colocarem todas as questões aos candidatos no próximo dia 12 no Auditório. A Sessão tem precisamente esse fim: responder às perguntas da audiência, com apenas três claras regras: 5 minutos de exposição geral do programa de cada candidato, 1 minuto para cada pergunta da assistência e dois minutos para cada resposta. Não é uma entrevista conduzida pela Gandaia, são as questões da comunidade presente na sessão e as respostas que os candidatos entenderem dar.

Com Frontalidade, com Transparência e com Respeito por todos, cumprimos o nosso dever. A Gandaia manteve-se fiel ao que tem afirmado desde a sua formação e continua a acreditar que está a construir uma mais valia para a nossa comunidade.

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

2 Responses to ESPECIAL AUTÁRQUICAS 2013

  1. Catia Pinto 9 de Setembro, 2013 at 3:04

    Concordo com este comentário. Penso que teve um esquecimento: não referenciou que a “nódoa” é candidato pelo PSD. É só mais uma a juntar a todas as nódoas que governam este Pais, pacato à beira mar plantado, tão mal tratado! Mas com um Povo que só tem o que merece, muita lingua pouca acção!

    Catia Pinto

  2. Celia Pinto 9 de Setembro, 2013 at 2:57

    Claro que o candidato à Câmara de Almada não respondeu, exactamente como o tem feito enquanto Presidente de Junta da Freguesia da Costa de Caparica: sem respostas efectivas e executáveis, uma nódoa!!!!! Chamar-lhe autarca é ofender todos os outros.
    Quanto ao candidato do MRPP, enviou a foto porque eles são todos “giros”, e sem respostas porque os esquerdalhos não pretendem dá-las nunca, porque o seu único propósito é dividir, lançar a confusão!

    Célia Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

  1. 27SepLancamento do livro 'Contos e Encantos da Caparica"
  2. 11OctTeatro - "Quero ir prá Ilha "
  3. 12OctConcerto do Jair Mozart
  4. 19OctJoão da Ilha
  5. 25OctFilipe Salgueiro
  6. 26OctFilipe Salgueiro
  7. 27OctFilipe Salgueiro
  8. 08NovJantar Anual da Gandaia
  9. 09NovCAPARICA JAZZ
  10. 15NovTeatro - "Volta a Portugal em Revista"
  11. 23NovTeatro Infantil
  12. 29NovFilipe Salgueiro
  13. 30NovFilipe Salgueiro
  14. 01DecFilipe Salgueiro
  15. 14DecConcerto Magano

GANDAIA CLUBE

  1. 28SepLançamento do livro "Memórias de uma Menina que se tornou Mulher" d

NOTÍCIAS NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL Introduza aqui o seu endereço eletrónico...

Pin It on Pinterest