A propósito do Programa Polis

fotografia fernando pena 350Intervenção na Assembleia Municipal de Almada de 28 de Junho de 2012

«Queria falar sobre um documento em particular, apresentado pela CDU, relativamente ao Programa Polis. Porque aquilo que é a Costa da Caparica hoje é o fruto do abandono a que esta Câmara Municipal a votou, de há muitos anos.

Degradação urbana, lixo, construção clandestina vergonhosa, uma pressão imobiliária e viária sobre as praias e as áreas protegidas, estratégia aparentemente nenhuma. Não se vislumbra visão de futuro naquilo que foi a acção da Câmara Municipal de Almada sobre aquele território.

Mas eis que há uns anos surgiu a possibilidade do Programa Polis, e com isso a possibilidade de mandar dinheiro para cima do desleixo da Câmara Municipal de Almada. Mas o Polis que temos hoje é o retrato confrangedor da incompetência e do desrespeito por aquilo que é o bem comum.

Foi gasto dinheiro, foi gasto mesmo muito dinheiro, mas como os resultados estão à vista eu ainda estou para entender a quem aproveitou esse dinheiro.

Aquilo que assistimos no Programa Polis foi um conceito de planeamento virado do avesso, a retalho, obsoleto. Acompanhado de uma surpreendente incapacidade técnica, com uma degradação a curtíssimo prazo dos materiais, e o desleixo daqueles que são os atores políticos.

(…)

Pedir a perpetuação do Programa Polis é pretender que se continue a desbaratar o dinheiro dos contribuintes num verdadeiro cadáver. Tão cadáver que nasceu já morto. O Programa Polis quando surgiu, nos tempos gloriosos do Engenheiro Sócrates, anunciava isto mesmo, uma megalomania de intenções e um desastre de execução. E portanto, é bom que se pare já com isto, é muito bom que o Governo ponha fim a este desbaratar de dinheiro público, é bom que pensemos a Costa da Caparica, aquilo que queremos para daqui a umas décadas, sem fazer da Costa mais um foco de especulação imobiliária.»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest