Debate Promove Democracia na Costa

By  | 13 Setembro, 2013 | 3 Comments | Filed under: ELEIÇÔES Junta, INICIATIVAS, Notícias, Programação

2013-09-12 22.01.16O Debate promovido pela Gandaia no Auditório Costa da Caparica e transmitido em direto na Internet no passado dia 12 constitui um enorme sucesso, contando com a participação de todos os cabeças de lista e atraindo a atenção dos caparicanos, que encheram a sala e acorreram à Internet onde  foi ainda vizualisado por mais de 300 pessoas.

Uma vez que a Costa da Caparica tem cerca de 5 mil votantes, esta iniciativa chegou a mais de 10% deste número.

Graças ao modelo do debate, que contrariava as estratégias dos tradicionais grupos de apoiantes dos principais partidos, apesar das perguntas poderem ser dirigidas a um candidato em especial, eram respondidas por todos, garantindo desta forma os direitos de todos os candidatos e oferecendo um destaque semelhante, independentemente do número de seguidores que tinham na sala. Foi assim possível conhecer todos os cabeças de lista e as suas opiniões sobre quase todos os assuntos.

Como é natural, para os ânimos mais arregimentados a uma cor política, não agradou a ideia de partilhar o foco de atenção com os candidatos que consideram menos importantes, ou aqueles que consideram seus adversários, Porém, é precisamente isto que constitui a Democracia. Infelizmente, os laços partidários muitas vezes se sobrepõem à razão e o calor do debate e a vontade de agradar aos seus correligionários acabam por sacrificar a democracia, o razoável e em muitos casos, a realidade que passa bem à frente dos seus olhos.2013-09-12 22.02.33

Como seria de esperar neste tipo de situações, houve picardias trocadas entre os vários participantes na assistência, porém, sem nunca chegar a níveis de insulto como,por exemplo, já vimos na Assembleia da República. Na verdade, o Debate constituíu uma oportunidade de aprendizagem para todos, uma oportunidade de aprofundamento democrático, não só para os que assistiam, mas também para os que se candidatam, fornecendo uma experiência salutar de troca de ideias e de contacto e diálogo quer com eleitores, quer com adversários (que não são inimigos).

A moderadora, Dra. Elsa Viegas, residente da Costa da Caparica, estreou-se na moderação com bom senso e firmeza, mantendo-se fiel às três simples regras que estavam expressas desde o primeiro convite aos candidatos, resistindo às tentativas de mudança e manipulação que foram tentadas. Numa situação “quente” como todas as eleições são, esteve de parabéns e conseguiu levar a sessão até à última resposta à última pergunta através de uma maratona de cerca de quatro horas.

Todas as forças partidárias presentes deram os parabéns à moderadora e à Gandaia pela iniciativa, pela isenção e equidistância e manifestaram publicamente o efeito positivo da organização deste tipo de debates, sem discriminar à partida nenhum candidato, pois, até ao dia das eleições, não há candidatos mais importantes nem maiores: essa decisão compete aos eleitores e será consumada no próximo dia 29 à boca das urnas.

2013-09-12 21.27.56A sessão começou com um minuto de silêncio dedicado ao jovem pescador que faleceu no mar perto da Fonte da Telha e que fez a audiência aderir, de pé, à homenagem.

A Costa da Caparica esteve assim de parabéns. Ninguém ultrapassou comportamentos inaceitáveis, os candidatos às eleições apresentaram-se ao debate, expuseram as suas ideias, responderam às dezenas de questões colocadas pelos presentes, nós eleitores, pudemos ver todos os candidatos, a forma como reagiam, quer a apoiantes quer a adversários e todos os candidatos puderam também ver uma sala cheia, atenta às suas palavras, com ou sem o folclore habitual destas situações.

Para nós, na Gandaia, reina uma profunda satisfação pelo dever cumprido, que acompanha o natural cansaço pelo trabalho que fomos obrigados a dedicar à boa execução desta iniciativa. Também aqui, no Notícias, com a sua abertura a todas as candidaturas, se consagra o nosso objetivo de debate em igualdade de circunstâncias, de abertura a todos os cidadãos que possam, desta forma, aprofundar o conhecimento de todas as propostas que as candidaturas apresentam e votar na sua inviolável consciência e total liberdade no próximo dia 29.

Acreditamos que é este o nosso papel para construir uma comunidade mais empenhada e mas consciente. Este é um caminho que não se faz com um só passo. Mas faz-se caminhando.

Finalmente, esperamos ter dado a conhecer a ainda mais pessoas o Auditório da Costa da Caparica, as suas excelentes condições, proporcionando ainda mais oportunidades de divulgar as propostas culturais que aí temos apresentado.

Graças à difusão na Internet e ao bom desempenho de todos quantos estiveram a trabalhar na Sala – 7 pessoas – temos já uma proposta para que outro Debate de outra freguesia do concelho aqui se realize. È precisamente esse um dos nossos objetivos, trazer mais pessoas à Costa da Caparica, dinamizar a nossa terra e consagrá-la como um destino de cultura, e não exclusivamente de sol e mar.

 

 

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

3 Responses to Debate Promove Democracia na Costa

  1. Pedro Gamboa 14 Setembro, 2013 at 3:13 PM

    Deve estar enganado, caro João Quintino. Segundo dadas do censo 2011, a população da Costa é (era no dia do Censo 2011) 13418 residentes, não eleitores.

  2. joao Quintino 14 Setembro, 2013 at 11:34 AM

    Meus caros o numero de eleitores da Costa de Caparica são 12000 e tal quase 13 mil.
    Com os melhores cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


CALENDÁRIO DO

AGENDA

Loading...

Subscreva aqui o Boletim do Notícias da Gandaia

Receba semanalmente no seu email um resumo das novas notícias publicadas no nosso jornal. Basta inserir o seu

Pin It on Pinterest