Hortas Urbanas de S. João (Costa da Caparica)

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de inauguradas as Hortas Urbanas de S. João, em Julho de 2013, pela então Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, seguiu-se, cerca de dois meses depois, a atribuição dos 73 talhões que as constituem, aos candidatos seleccionados no concurso efectuado para o efeito.

Os trabalhos iniciais de preparação do terreno, envolvendo cava, retirada de pedras e de ervas daninhas, exigindo algum esforço físico, foi desde logo executado com grande entusiasmo e coragem tanto pelos “hortelões” como pelas “hortelãs”, representadas estas em grande número, sendo de destacar a fraca experiência de muitos destes neste tipo de actividade. Toda a formação e acompanhamento técnico OLYMPUS DIGITAL CAMERAindispensáveis ao bom andamento dos trabalhos, compreendendo sessões teóricas e práticas, está a ser disponibilizado pela Câmara desde os primeiros dias, prevendo-se o seu prolongamento até ao mês de Junho do próximo ano. Seguiu-se a formação dos espaços de circulação e dos canteiros de cultivo dentro de cada talhão, a plantação das espécies escolhidas, com predominio de couves, mas incluindo também alfaces, cebolas, beterrabas e sementeira de favas, ervilhas e feijão, entre muitas outras, sendo a respectiva adubação feita de acordo com os princípios da agricultura biológica.

escaravelhoApesar das pequenas dimensões dos talhões, entre os 26  e os 125 m2, estas culturas exigem e contam com presenças muito frequentes não só dos titulares como dos seus familiares e amigos, para tratamento de sachas, mondas das ervas, regas e limitação natural de pragas, tornando-se ainda, progressivamente, um local de convívio e aprendizagem.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os improvisados “hortelões” começam agora a colher e a levar para casa os primeiros frutos do seu trabalho.

One thought on “Hortas Urbanas de S. João (Costa da Caparica)

  • 21 de Novembro, 2013 at 19:17
    Permalink

    excelente “retrato” Fernando! Eu já comi um delicioso arroz de nabiças, produto da minha horta!!!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest