Clara Pinto Correia veio ao Clube de Leitura da Gandaia. E vai voltar.

Clara 350No encontro do dia 3 de Dezembro do Clube de Leitura da Gandaia esteve presente, a convite de André Clemente, a ensaísta, cientista e divulgadora científica, bióloga e ficcionista Clara Pinto Correia, para falar, a quem participou na reunião, sobre o seu livro Histórias Naturais que é a obra proposta para leitura aos membros do clube e cuja análise e debate mais detalhado ocorrerá no dia 14 de Janeiro e que em princípio contará, mais uma vez, com a presença da Autora.

Clara Pinto Correia é uma figura incontornável e sui-generis no panorama cultural português. Com um doutoramento em biologia na Universidade do Porto, rumou aos EUA com uma bolsa da Fundação Gulbenkian, país onde desenvolveu uma intensa actividade como cientista; paralelamente tem mantido sempre uma pujante produtividade na área da ficção e da escrita criativa com a publicação de inúmeros romances que se tornaram grandes êxitos editoriais.

Porém, a sua actividade não se fica por aqui, o que já não seria pouco; para além do que acima se enunciou, foi também actriz, cantora, apresentadora de TV, tradutora, jornalista e talvez esta lista não abranja a totalidade das áreas em que a cientista/escritora interveio.

No dia 3 falou connosco de Ciência e das dificuldades que a investigação científica enfrenta, em Portugal, nos dias de hoje; falou de Ensino/ Educação e dos rumos ínvios que estão a seguir; falou de Jornalismo; de Arte; de Literatura; de Ética; de Valores. E falou também da “estupidez” que de uma forma assustadora está a começar a dominar de uma forma imposta a vida quotidiana das pessoas. Mas quando dizemos “falou” queremos de facto dizer que dialogou connosco, com inteligência, espírito e boa disposição. No dia 14 de Janeiro, será novamente muito bem-vinda para continuarmos a conversa. Até lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest