Despesas Municipais em Cultura e Desporto (Arco Ribeirinho Sul)

By  | 11 de Dezembro de 2013 | 0 Comments | Filed under: Notícias, Quem Somos? por Manuel Torres

A opção pela apresentação de dados relativos a municípios, decorre única e exclusivamente das deficiências do sistema estatístico nacional, nomeadamente do INE, onde a informação ao nível da freguesia se reduz a temas da população, da construção/habitação, da educação e das eleições, que em anteriores visualizações já visitamos.

Temas como o que ora apresentamos só se encontram disponíveis para agregados de nível municipal ou superior, e em muitos casos com grandes limitações de conteúdo e quebras de séries temporais.

Já no âmbito das atividades sócio-culturais existem ainda e também grandes lacunas de informação estatística, nomeadamente no respeitante a temas como Museus e Galerias de Arte, Teatro, Musica, Hábitos de Leitura, Património cultural, Publicações períódicas, e acima de tudo os níveis de utilização destes bens culturais pela população residente e/ou população que nos visita, nomeadamente turistas.

Neste quadros damos nota por um lado do empenho que os municípios dão às diversas áreas sócio culturais e por outro as estatisticas relativas a Cinema e Espetáculos ao vivo.

Idealmente tratar-se-ia dos “dois lados duma mesma moeda”, dum lado o interesse e o empenho dos decisores públicos e do outro o nível de adesão da população aos equipamentos sócio-culturais disponíveis. Mas como se pode observar, as comparações são fracas, pois não existe uma adequação entre “as duas caras” da informação!

É designio destas visualizações promover a disseminação da informação estística disponível, promovendo o conhecimento mutúo e uma melhor e mais empenhada participação na construção do futuro comum.

 

Print Friendly

About 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

AGENDA

Loading...

GANDAIA NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL só tem que introduzir aqui o seu endereço eletrónico...